Caixa de pássaros, Josh Malerman

caixa de pássaros, caixa de passaros, josh malerman, intrínseca

Caixa de pássaros é um thriller envolvente e contagioso que e evidencia a natureza do comportamento humano nas horas mais sombrias e vulneráveis. O que você faria se tivesse que andar vendado para sobreviver? Vem conferir o que a protagonista, Malorie, teve que fazer:

Enredo

Caixa de pássaros conta, inicialmente, a história de duas irmãs, Malorie e Shannon que se mudaram recentemente para uma casa alugada em São Petersburgo. Ouve-se nos noticiários reportagens de pessoas adotando um comportamento violento seguido de suicídio, nomeado, a princípio de “Relatório Rússia” e mais tarde de “o problema”. A informação circulando nos jornais e entre as pessoas é de que os episódios são desencadeados pelo fato de as vítimas terem visto alguma coisa. No início do livro Malorie está mais preocupada com a possibilidade de estar grávida do que com os rumores e após fazer um teste de farmácia, suas dúvidas são confirmadas.

Enquanto Shannon, desde o início acredita na veracidade das histórias e se preocupa em cobrir todas as janelas da casa e manter vigilância, Malorie demora a aceitar que “o problema” tenha tomado as proporções anunciadas. As irmãs ficam alguns meses isoladas dentro de casa, tenho contato com o mundo real somente através da televisão, internet e telefone, este que até os pais das duas param de atender, eventualmente.

Um dia Malorie encontra uma fresta de luz vindo do quarto de sua irmã e ao procurá-la pela casa, encontra-a no banheiro com uma tesoura afundada no peito. Malorie então vai para um abrigo sobre o qual leu certa vez em um jornal e lá temos o desenrolar da história de fato.

3222015125540

Os capítulos são intercalados, ora narrados por Malorie no passado, junto com o grupo de pessoas na casa, ora no presente, com duas crianças pequenas se preparando para entrar em um barco no rio rumo ao desconhecido. A narrativa, quando os personagens estão vendados, é repleta de descritividade de sons, sensações, cheiros e medos. Os personagens estão sempre tensos e o fato de não sabermos, junto a eles, do que se tratam as criaturas, aumenta o suspense.

Quão longe uma pessoa consegue ouvir?

Personagens

No abrigo que Malorie se instalou depois de ter perdido a irmã, passamos a conhecer Tom, Jules, Don, Cheryl, Felix e mais tarde Olympia e Gary. Cada personagem tem um papel fundamental na construção da personalidade de Malorie. Os personagens são reais, apresentam medos e dúvidas reais e você se coloca no lugar de cada um deles nos momentos de suspense. É possível identificar a sanidade e a loucura, a humanidade e a falta dela nos personagens, mas a linha que as divide não está sempre clara. Há dois plot twists no livro em relação aos personagens que só percebemos bem perto do final do livro e que deixam o leitor surpreso. Palmas para o Malerman.

O homem é a criatura que ele teme.

As crianças, chamadas “o garoto” e “a menina” são as outras únicas pessoas junto com Malorie no presente. Eles foram treinados desde bebês para identificar sons e sensações e aos quatro anos estão embarcando rumo ao final do rio e a instrução mais importante que Malorie lhes deu foi de, em hipótese alguma, retirar a venda dos olhos, até que ela confirmasse que estavam, de fato, seguros.

Há quanto tempo você morreu?
Quão perto estive de salvar você?

Considerações finais

Caixa de pássaros pode não ter agradado a todos com o final aberto, deixando um gancho para uma possível continuação. Há quem diga que o autor falhou no que se propôs a fazer. Eu discordo, mas essa é uma preferência minha. Gosto de finais abertos, ambíguos e afins, gosto que seja deixado em nossas mãos, leitores, decidir qual será o final que daremos ao livro.  O medo do desconhecido é o mais forte dos medos e Josh consegue explorar isso de forma genial. A descritividade no texto não é exagerada e nem dá sono, foi utilizada na medida certa para que o leitor pudesse se sentir inserido na história. Não sei se enquadraria o livro em terror, mas sim em suspense.

Disseram a eles que poderiam enlouquecer. Então eles enlouqueceram.

caixadePassaros 
Título: Caixa de pássaros
Título original: Bird box
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Lançamento: 2015
Nota: ★★★★★

Compre o livro em: Amazon | Saraiva | Submarino | Livraria Cultura

Fazemos isso com nós mesmos.

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts