Resenha: Morando sozinha, Fran Guarnieri

morandoSozinha
Título: Morando sozinha
Autora: Fran Guarnieri
Editora: Belas Letras
Páginas: 160
Lançamento: 2015
Nota: ★★★☆☆

Leia um trecho aqui!

Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!

Conteúdo e abordagem

‘Morando Sozinha’ não é um livro que tenha um enredo de fato, então vou dividir os tópicos de uma forma um pouco diferente da qual estamos acostumados. A autora começa o livro descrevendo sua vida no momento em que decidiu sair de casa. Aos 18 anos, ela morava com os pais, trabalhava durante o dia e fazia faculdade a noite. E ainda tomava conta do blog.

O livro da Fran é dividido em 11 capítulos que tratam de assuntos como: organização da casa e do tempo, tópicos a serem considerados para decidir se o melhor é comprar ou alugar um apartamento e como lidar com solidão, entre outros. Em cada um, ela começa contando uma experiência pessoal relacionada ao tópico, os problemas que dela surgiram ou poderiam ter surgido e dá conselhos de como resolver. A Fran dá uma noção básica do se propõe a falar e recheia os capítulos com listas, exemplos e modelos de tabelinhas para preencher e dicas práticas e rápidas. Não dá para falar muito sem mostrar algumas imagens:

IMG_20150519_215420784

IMG_20150519_215234899_HDR

IMG_20150519_215036403_HDR

IMG_20150519_195125074_HDR

IMG_20150519_195016560_HDR

IMG_20150519_194906099_HDR

A linguagem é jovem e descomplicada e a autora faz questão de conceituar algumas coisas com as quais teve dificuldade no passado e outras que sabe que poderiam dificultar a vida do leitor. Por falar nisso, o perfil do leitor que foi atingido, de propósito ou não, foram mulheres que estão pensando em sair da casa dos pais ou deixar de morar com amigos, o que não quer dizer que as dicas não possam ajudar os rapazes ou que o livro é totalmente feminino. Quanto à idade, a blogueira faz questão de afirmar que não considera existir uma idade certa para sair de casa, em parte, devido à maturidade de cada pessoa.

Minha opinião e considerações finais

Comprei o livro na pré-venda no site da editora logo que fiquei sabendo que ele seria lançado para garantir meus mimos. Achei a leitura rápida e prática, consegui extrair algumas dicas, conselhos, além de finalmente conseguir tirar algumas dúvidas que eu tinha sobre aluguel e coisas do tipo. Entretanto, achei que a história foi um pouco romantizada, não vi problemas muito sérios ou complexos, o que talvez tenha sido evitado pelo fato da autora ser bastante organizada e frisar a importância disso o tempo todo.

A editora Belas Letras estava com uma promoção de pré-venda e quem comprasse o livro na data determinada receberia também marcadores e essa caixinha mega fofa, que vem com um bloquinho de notas, posts its e uma canetinha acoplada na lateral, além do frete grátis. O kit é todo prático e útil. Não sei se a promoção ainda está rolando, mas vale conferir.

IMG_20150519_195306777_HDR
A diagramação do livro está impecável, ficou bem legal mesmo. As imagens, tabelinhas e listinhas ficaram bem fofas e intuitivas e a gente sabe o quanto a Fran se dedicou para que o livro ficasse a cara dela e do blog. A editora Belas Letras está de parabéns pela edição, ficou bem legal.

Em algumas tabelas e listas senti falta de exemplos um pouco mais definidos, já que é de se esperar que o leitor esteja, de fato, começando do zero. Mas em outras, isso não aconteceu. Encontrei alguns errinhos de ortografia, mas nada que tenha comprometido o entendimento do conteúdo. Enfim, o livro é fofo e se você está procurando um livro descomplicado para começar a pegar algumas noções básicas de como é morar sozinho, recomendo. E desejo todo o sucesso do mundo para a Fran!

Sobre a autora:

fran

 
 
Franciele Guarnieri tem 22 anos, mora em Juiz de Fora (MG) e, apesar de cursar Engenharia de Produção, sempre gostou de ler e escrever. E foi por causa desse hobby e da decisão de ir morar sozinha que nasceu, em 2012 o blog Morando Sozinha. Em pouco tempo ele conquistou uma audiência fiel, com mais de 1 milhão de visualizações mensais. Saiba mais no blog e no canal da autora!

Compre o livro em: Belas Letras

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *