O bicho-da-seda, Robert Galbraith

Quando do desaparecimento do romancista Owen Quine, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Inicialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias — como fez antes — e quer que Strike o encontre e o leve para casa.
Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O romancista acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada — assim, muita gente pode querer silenciá-lo.
E quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida…

Enredo

A história se passa no final de de 2010, pouco depois dos acontecimentos de O Chamado do Cuco, onde o veterano da guerra do Afeganistão e agora detetive particular Cormoran Strike desvenda o caso de Lula Landry, dando notoriedade ao detetive. Strike se depara, agora, com um caso de desaparecimento de um escritor excêntrico em declínio Owen Quine. Leonora Quine, esposa do escritor, contrata Strike para achá-lo.

Bombyx Mori, que é o nome científico, em latim, para um dos tipos de bicho-da-seda, estava cheio de analogias horrendas e maldosas sobre essas pessoas.

Personagens

Cormoran Strike é o protagonista do livro. Um veterano da guerra do Afeganistão, lutou, perdeu uma perna, ou metade dela, em um ataque de bomba, salvou um amigo e acabou dispensado depois de tudo. Acaba se tornando uma pequena celebridade por ter resolvido o caso da super celebridade Lula Landry a não muito tempo. Essa notoriedade deve se também ao fato de Strike ser filho renegado de um astro de rock.

Sua assistente e quase aprendiz, Robin Ellacott está bastante envolvida e interessada no mundo dos detetives, quer aprender mais e mais em meio à vontade de se afirmar à Strike. Uma personagem bastante envolvente e talvez a mais bem desenvolvida da história, como bem sabemos, é a especialidade do autor, ou autora, enfim, do criador.

Owen Quine é a vítima do livro, e sua esposa Eleonora é quem contrata os serviços do detetive. Os personagens mais secundários são bastante importantes para o desenvolvimento não só da história do crime, mas da própria história de Strike. São muito suspeitos e muitos personagens do passado de Cormoran, fazendo com que a história fique rica e bastante visual.

Minha opinião

O livro traz um sentimento de novidade. Confesso que não gostei tanto de O Chamado do Cuco. Apesar de ter milhares de livros policiais por aí, O Bicho-da-seda parece ser mais cuidadoso com a narrativa, traz também personagens interessantes com uma trama bastante elaborada.

Sabemos que o bom de J.K. Rowling (não entendo porque usa o nome ainda de Robert Galbraith depois de ter sido “descoberta”) é a descrição dos lugares e desenvolvimento de personagens, você se sente esgueirando pelas ruas de Londres, sentindo o clima e o contexto os lugares.

O maior trunfo do livro foi o maravilhoso e orgânico desenvolvimento de Robin Ellacott. A personagem é extremamente forte e você se pega querendo mais e mais saber de sua resolução. Sabemos que Rowling gosta desse tipo de desenvolvimento feminino, vimos isso anteriormente com Hermione nos livros de Harry Potter.

Consigo também ver as falhas do livro, uma que me incomodou foi a falta de coerência que ocorre em uma certa fala de Cormoran nesse livro em relação ao livro anterior. Ele comenta algo que um detetive não faria depois dos resultados de O Chamado do Cuco, mas enfim, sem spoilers da primeira obra.

Gostei bastante do desfecho, não era óbvio e foi bem executado. Uma história bem executada com um final bonito, coerente e mais do que satisfatório. Li porque o livro estava barato e acabei me envolvendo de maneira que estou aqui, escrevendo (haha).

Considerações finais

Acredito que vá existir uma evolução maior nos próximos livros. Aguardo por isso. A ideia é boa, o público sentia falta desse tipo de qualidade em livros do gênero. Existem sete livros confirmados e J.K. já está escrevendo o terceiro. Enfim, leiam.

 

oBichoDaSeda-150x220Título: O bicho-da-seda
Título original: The silkworm
Autora: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 464
Lançamento: 2014
Nota: ★★★★★

Leia os dois primeiros capítulo aqui!
 

Sobre o autor

jk-419092

 

Robert Galbraith é pseudônimo de J.K. Rowling, nascida em Yate na Inglaterra em 31 de julho de 1965. Autora da série Harry Potter e de Morte súbita. Com talento inegável e uma capacidade de prender seus leitores, que hoje passeiam pelas faixas etárias. Seus livros, já foram traduzidos para, aproximadamente 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias, e em fevereiro de 2004 a revista Forbes informou que Jojo se tornava a primeira pessoa a ficar bilionária, e em dólares, escrevendo livros. Saiba mais no site da autora aqui ou no site de seu psedônimo aqui.

 Compre o livro em: Amazon | Submarino | Saraiva

 
 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *