Ressaca literária: como lidar

Não sei com que frequência acontece com vocês, mas dessa vez me deu uma ressaca literária MUITO forte!
Tudo começou há um bom tempo atrás, quando comprei Red Queen para fazer uma resenha em primeira mão para vocês. Comecei a ler o livro uma vez e parei. Depois de novo. E mais uma vez. Fiquei enrolando tanto nessa brincadeira que deu tempo até de trazerem o livro pro Brasil!

Não entendam mal, não foi tanto culpa do livro, ele foi até bonzinho afinal (a resenha está aqui), o problema foi: era o livro errado na hora errada. E já que estou há todo esse tempo sem conseguir voltar a ler como antes (me preocupo que tenha passado tempo demais e agora seja só preguiça) aprendi uma coisa ou outra sobre ressaca literária e vim compartilhar com vocês!

Só para esclarecer, talvez meu conceito de ressaca literária seja diferente do de outras pessoas, mas lá vai: aquele período depois de um livro maravilhoso (ou não!) em que não conseguimos engatar em nenhuma outra leitura, não importa o quanto queiramos, o quão aclamado o livro é ou há quanto tempo estava esperando pelo lançamento. É chato, desanima e se demorar muito tempo uma ansiedadezinha começa a consumir a gente por dentro: “será que nunca mais vou conseguir ler nada??”

Listei algumas idéias de coisas para fazer quando isso acontecer:

1 – Leia um livro

Pode parecer REALMENTE irônico sugerir isso pra alguém que não consegue ler um livro, MAS pode ser que a ressaca seja só uma preguicinha disfarçada e você só precise se esforçar um pouco mais ou escolher um livro que já comece com um ponto alto ou um livro que não enrole muito na ambientação e já tenha aventuras, ou perigos, ou mistérios. Ou alienígenas.

Pode ser uma boa idéia também reler um livro que você gostou muito ou que te marcou. Vai ajudar a abrir um pouco a mente ver um mesmo livro com uma nova perspectiva.

2 – Não leia um livro

Se após insistir um pouco em uma leitura e ainda assim não parecer surtir efeito: não insista mais, pode ficar só pior. Sei como pode estar parecendo “Se não consegue ler, leia mais. Se ainda assim não conseguir ler, pare de tentar.” HAHAHA e confesso que é basicamente isso mesmo: cada leitor tem que conhecer seu perfil, seus limites e saber o que vai funcionar ou não para si. Não adianta se forçar a seguir dicas que você sabe que não funcionarão para você, a única coisa que conseguirá é: frustração e perda de tempo. E se ler não estão funcionando mesmo, veja uma das sugestões abaixo.

3 – Veja um filme ou assista uma série

Que tal assistir um filme? Tem um monte de filmes legais em cartaz (o bom é que não importa quando a pessoa leia este post, a chance de ter sempre um monte de filmes legais em cartaz é grande) e desviar a cabeça dos livros e focar nas telonas pode ser a solução. Quer algumas sugestões? Recentemente estreou Minions, Terminator Genesys, Cidades de Papel e essa semana saiu também Ant-man que estou morrendo de vontade de assistir. Falando nisso, vocês gostam de reviews de filmes? Gostariam de ver posts deste tipo com mais frequência?

Outra opção é assistir uma nova série, ou se você é como eu e não consegue assistir somente um episódio quando descobre um novo seriado, fazer uma MARATONA! Tire um tempo pra assistir aquela série que você está querendo ver há algum tempo ou aquela que todo mundo vive falando que é ótima e só você ainda não viu. Esses dias listamos 5 séries muito legais do Netflix para acompanhar, se você não viu o post, ele está aqui.

4 – Leia HQs

Pode ser que essa dica funcione para alguém, pra mim especialmente não funciona, mas é pelo simples fato que HQs e graphic novels são uns dos meus gêneros menos favoritos para ler, mas eu realmente tento me esforçar mais. Tentei ler Saga, que aparentemente é um favorito geral, e não me acostumei. Mas, pela diferença de narrativa, pode ser que dê certo para alguém. Procure quadrinhos de gêneros que lhe interessam ou de temas diferentes, pode ser que surja um novo favorito daí.

6 – Organize sua estante de livros

Outra saída é organizar sua estante de livros. Re-organizar. Mudar a disposição dos livros. Separará-los por cor, por autor, por tamanho. Nesse meio tempo você com certeza vai se lembrar da história de um livro que gostou muito e ficar com vontade de reler. Ou vai finalmente pegar aquele livro que está guardado na sua estante há muito tempo e você sempre fia enrolando para ler, talvez seja essa a hora.

Alguém tem mais alguma dica que funciona? Já tentaram alguma dessas?

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

Discussion about this post

  1. Mar disse:

    Oooi Juliane!
    Caramba adorei as dicas!

    Tô assim há um tempinho…
    Já comecei a ler uns 5 livros, li 50 páginas, e parei! Em todos os 5.
    Agora peguei um Y.A. que eu queria muuuuito para ler em e-book. Tô adorando a leitura mas como estou mt enrolada com muita coisa, dei uma pausada e isso me tenta a cair na ressaca de novo…!!!

    Acho que é pq tem mt coisa pra revolser e eu me sinto culpada quanto tô lendo.
    (Sabe quando vc ta matando aula sabendo que tem coisa importante pra estudar? Aí bate aquela “bad” e a consciência pesa?) É isso que eu sinto!

    O que eu faço, flor? Tem alguma dica específica?
    Obs: Se falar pra eu resolver td q tenho q resolver: Sempre que termino de resolver algumas coisas, aparecem outras! 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *