A multiverse to read #003: Marvel – Quadrinhos x Filmes

EEEEEE AÍ MEUS BELÍSSIMOS MULTIVÉRSICOS! Sentiram minha falta? Como assim não? Poxa véi, eu senti… Mas olha só pela lado bom, ADIVINHA QUEM NÃO É MAIS CONVIDADO? UHUUUUUUUW É NÓIS. DOMINGÃO CHURRASCO LÁ EM CASA, FECHOU? (sim, meu nome nunca foi Sebastião, mas podem me chamar de Tribunal Vivo se quiserem).

did-the-lobster-defeat-you-with-its-big-meaty-claws

Lagosta 1, Deus do Trovão 0

Todos nós sabemos o gigantesco impacto que os filmes de super heróis tiveram no mundo cinematográfico nos últimos anos. Basta olhar para, sei lá, os Vingadores e ver que o primeiro filme rendeu US$ 623,357,910. Sabe quanto dinheiro é isso? Também não sei, mas da pra comprar muita coisa com isso. Outro exemplo é o Batman: O Cavaleiro das Trevas e ver o impacto que a performance do Heath Ledger teve na cultura, não só do submundo dos memes da internet, mas também nos seres humanos comuns, como mamãe ou vovô. Sério, da só uma olhada nesse marketing para o filme do Homem Formiga.

ant-man-advertising

Como disfarçar um poste quebrado

Bem, acreditem se quiser, mas isso é uma via de duas mãos. O que é “isso” que eu digo? Recentemente, com essa nova onda de filme de heróis, a Marvel e a DC viu que o público atingido com os filmes era bem maior que o que eles atingem com os quadrinhos, então em uma tentativa de crescerem mais o mercado de quadrinhos, elas começaram a mudar os quadrinhos para refletirem com as realidades dos filmes. As vezes o resultado é sutil, as vezes, não, as vezes o buraco é bem fundo. Vamos começar com uma viagem ao passado, aonde os atores pagavam seus impostos (10 pontos pra quem entender a referência).

Blade (1999)

Vixe maria, voltei no passado ein? Acho legal que todo mundo comenta de filme de heróis hoje em dia e se esquece que um dos primeiros heróis a fazer sucesso nos cinemas foi nosso querido vampiro-só-que-não, Blade. A sua imagem e poderes são bem memoráveis do filme, mas nos quadrinhos ele nem sempre foi assim.

PicMonkey Collage

Blade lutava com roupa de férias?

Além de, menos badass, Blade possuía poderes diferentes da sua contraparte cinematográfica. Antes ele possuía: imunidade à mordida de de vampiros, detecção de criaturas sobrenaturais, tempo de vida prolongado e, curiosamente, sensibilidade à luz. A sua origem é que ele era filho de uma mulher que foi mordida enquanto estava grávida.

Daí chegou 1998, surgiu o filme do Blade estreiando Wesley Snypes e, com ele, alguns poderes novos. Ele continuou tendo vida prolongada, detecção de criaturas sobrenaturais e imunidade à mordidas de vampiros. Mas além disto, ele ganhou poderes clássicos como super força, agilidade, estamina, durabilidade, fator de cura (semelhante ao do Wolverine, por exemplo), e nenhuma das fraquezas que os vampiros possuem, principalmente a de sensibilidade à luz do sol.

O filme foi um sucesso de bilheteria, e com isso, tentaram captar um pouco do sucesso do filme para os quadrinhos. Nisso, eles inventaram que o Blade foi mordido por Morbius, um outro vampiro, e com isso adquiriu seus novos poderes, que são os do filme. Além disso, também fica claro as mudanças visuais para refletir o Blade do filme.

PicMonkey Collage

Sim, blade lutava com roupa de férias

 

 

Homem Aranha (2002)

Aaaah Tobey, porque você resolveu virar emo e destruir todo seu potencial? Tudo bem que o erro não era seu, era do roteirista e do imbecil que achou que seria uma boa ideia, mas mesmo assim, você tinha tanto potencial… Mas bem, não estamos aqui pra chorar pelo leite derramado, não é mesmo? Então você deve estar se perguntando, o que é que o Homem Aranha fez de tão grande que influênciou os quadrinhos?

cartoon_web_shooter_by_technolgytheorist-d39745t

Ôôôô nostalgia

Oh yeah, se vocês se lembram bem do desenho do Homem Aranha que passava na falecida Fox Kids (bons tempos), vocês talvez lembrem que o Peter Parker da época atirava teia de cartuchos, ou seja, ele não produzia teia dentro do corpo dele pra usar, e muitas das vezes, quando estava bem no meio de um perrengue, o cartucho acabava e as coisas ficavam um tanto quanto mais difíceis.

3NZ7o

UHEUHEUHEUE

Bem, daí em 2002 saiu o filme eu me lembro bem o tanto que eu fiquei fanático com Homem Aranha na época. Junto com o filme, veio uma adaptação bem curiosa: o Peter agora solta teia dos pulsosWhaaaaaaaaaaaaa… É, se eu me lembro bem, as aranhas soltavam teias de outras partes do corpomas acho que isso não seria legal para a censura, né? De qualquer forma, os gibis do Homem Aranha fizeram que ele sofresse uma mutação e passasse a soltar teias dos pulsos, que nem o Tobey.

1253642608422913712

Sei se isso é teia não ein…

Alguns anos se passaram, uma aberração chamada Homem Aranha 3 saiu e, bem, todos nós sabemos como isso acabou. Depois de um ano, o Homem Aranha dos gibis passou a usar  novamente os cartuchos de teia e a sua habilidade de produzir teia nunca mais foi citada novamente. Tá vendo Tobey o que você fez? Espero que sua consciência esteja limpa… Alguns anos depois disso, temos o reboot do Homem Aranha, com Andrew Garfield, e adivinha só o que está de volta?

Webshooters

Pergunta: porque não fez por dentro da roupa?

 

Figurinos: X-men e Hawkeye

Agora um pouco de alterações relacionadas a elementos menos importantes: FIGURINO. Sim caros, até mesmo isso é influenciado pelos filmes, e mais que vocês imaginam. Vamos começar com os X-men.

x-men-animated-series-season-3-5-cry-of-the-banshee-wolverine-gambit-jubilee-rogue

Ôôôô nostalgia (2)

OOOH YEAH, SE LEMBRAM DISSO? Eu amava o desenho quando era criança, mas vamos e convenhamos: que belas roupas ein? Ainda bem que eles não tinham que realizar missões camuflados, se não eles só iam poder operar no carnaval.

X-Men-3-ps40

Esperando meu pedido no restaurante

Agora olha só o figurino que veio com os filmes dos anos 2000. Que finesse, que elegância, que couro. Óbviamente o diretor decidiu usar um figurino mais plausível, e meio que padronizado, o que faz sentido tendo em vista que os X-Men são um grupo. Adivinha só os que os quadrinhos fizeram?

New_XMen_leather_costumes

A Emma Frost por acaso não leu o convite? SOMENTE ROUPAS PRETAS

Minha honesta opinião: gosto mais dos X-Men carnavalescos. Mas ei, quem sou eu pra opinar né?

Se você achou que isso é drástico, você nem viu o que aconteceu com nosso amigo Hawkeye. Todos nós conhecemos esse Clint:

avengers3

Capitão América deve ter esquecido de ligar para a esposa…

Massa, arrumado, da pra reconhecer ele no meio dos outros. Mas sabe como é que ele era antes? Se você não sabe, se prepare.

top-50-avengers_hawkeye

ADOREI, mas não amei

NOSSA VÉI, NOSSA. QUE MARAVILHA DE ROUPA. Não me perguntem qual foi a inspiração pra essa roupa, não saberia dizer. O que eu sei dizer é: eu gosto dessa roupa, bastante. Mas dai a galera vai lá e faz isso:

Hawkeye_2012_2

Entenderam como se usa um arco?

Aaaaaah, sério mesmo? Sérião? Pensa só qual o pensamento do Clint: “Cansei de ser abre alas da escola de samba, vou ser normal”. Muito paia essa sua atitude Clint, muito paia.

 

Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia, provavelmente meu filme favorito de todos os filmes da Marvel, por N diferentes motivos.

LHc7C

Não sei porque, me deu uma sede de Piña Colada

Mas nem sempre os personagens dos quadrinhos era legais desse jeito. Vamos olhar o Peter Quill, por exemplo:

Annihilation-Star-Lord-1

Errrm, oi?

HULK AMADO, NÃO DÁ PRA DESVER ISSO NÃO? CREDO SENHOR, O QUE EU FIZ? RÁPIDO, VOLTA NO TEMPO. SEI LÁ. FAÇA ALGUMA COISA!!!

Não saiu da cabeça né? Parece que tenho que viver com isso agora. Mas falando sério, os Guardiões da Galáxia sofreram uma das mudanças mais drásticas de todas dos quadrinhos. Eles passaram de um grupo do mundo B da Marvel para o seleto grupo de quadrinhos mais populares, gerando até spin-offs. Mas o que poucas (mentiram, talvez não sejam poucas) pessoas sabem, é que nem sempre os guardiões eram compostos pelo grupo que conhecemos atualmente…

fb8juugwlpvdjstzs4ag

É, curioso

Credo, o que é isso? Isso é o primeiro time de guardiões, formado em 1969. Eles nem atuavam no universo padrão dos quadrinhos da Marvel, eram heróis em um universo alternativo (um dia eu explico isso melhor). O time teve gibis publicados até 1995 mais ou menos, mas acabou caindo em esquecimento. Mas em 2008 a Marvel resolveu criar um time semelhante, porém no universo principal da Marvel. Esses sim são iguais aos Guardiões da Galáxia que conhecemos hoje em dia. Bem, quase iguais.

Guardians-of-the-Galaxy-Comic-Book-e1340911703680

Oh yeah, agora sim

Alguns membros são diferentes, notavelmente a presença de Adam Warlock (que provavelmente veremos nos filmes da Marvel) e a ausência momentânea de Groot, nossa querida árvore. Por falar em Groot, deem uma olhada em como ele era…

EVZY9

Meu senhor, não sei nem o que falar, só sei sentir…

…Vamos continuar né…

 

Nick Fury

movies_avengers_comic_to_screen_4

(Michael Jackson) ^ -1

Bem, como é que eu começo a falar disso? Acho que não sei por onde começar. Mentira, sei sim.

Photo(584)

Ele não me parece feliz...

Originalmente, Nick Fury era caucasiano. Dai em 2002, em uma saga do universo Ultimate, a Marvel apresentou um novo Nick Fury:

Capturar

Cuidado pra não engolir o charuto colega

Pode não parecer, mas esse novo Nick Fury é negro, que é algo legal para dar um ar novo no personagem. Daí ele apareceu de novo em 2002, na saga The Ultimates, com uma aparência atualizada…

ult2

Huum, você me é familiar…

Bem, acho que entendemos porque escalaram o Samuel L. Jackson para o papel, né? Mas pera, e o Nick Fury do universo principal da Marvel, como é que fica? Bem, apertem os cintos…

2627523-6993894882-Nick_

Você também é, já nos conhecemos?

Estes, meus queridos multivérsicos, se chama Nick Fury. Nick Fury Jr. Sim, Júnior. Sabem o que isso significa né? Ele é um filho perdido o Nick Fury original. Poxa Marvel, que desculpa preguiçosa ein? Mas é válida, de qualquer forma. Esse Nick Fury acaba entrando pra S.H.I.E.L.D. e, bem, é um Nick Fury. Mas o que aconteceu com o Nick Fury original? Hum…isso é assunto para um próximo post…

 

Especulação: Marvel e o corte de gordura

Bem galera, vamos entrar agora num ponto delicado da Marvel. É um pouco teoria da conspiração, somente especulação e nada confirmado, mas vocês vão entender aonde quero chegar. Bem, devo dizer que vamos ter alguns SPOILERS a respeito de acontecimentos recentes do universo da Marvel, então se você não quiser estragar a surpresa dos quadrinhos ou possíveis acontecimentos em filmes, não fica chateado, eu avisei.

Antes de começar com a teoria da conspiração, um pouco de ambientação no mundo real. Atualmente, existem 3 empresas com direitos autorais para fazer filmes da Marvel. Porém esses direitos são reservados para somente alguns heróis, sendo:

  • Sony
    • Homem Aranha
  • Fox
    • Mutantes (ex. X-Men)
    • Quarteto Fantástico
  • Disney
    • O resto

Por isso nos filmes como Os Vingadores nós não vemos heróis como Wolverine ou Homem Aranha, por problemas de direitos autorais. Da mesma forma, não vemos outros heróis como Demolidor ou Justiceiro nos filmes do Homem Aranha, e por ai vai.

Este ano foi revelado que a Disney conseguiu os direitos de uso do Homem Aranha, ou seja, teremos o amigo vizinho aparecendo nos filmes da Disney, mais precisamente ele fará uma aparição em Capitão América: Guerra Civil que sai em 2016. E sabe o que aconteceu com o reboot recente do Homem Aranha, com Andrew Garfield? Foi pro saco. Morreu. Ta vendo Sony? É isso que acontece quando eles te deixam matar a Gwen…

Outro detalhe é que a Disney comprou a Marvel. Sim, toda. Tendo isso em mente, é compreensível que eles queiram conseguir os direitos autorais de todas as franquias de heróis, pra poder capitalizar nos filmes com o maior número de heróis populares o possível. Já vimos que ela conseguiu o Homem Aranha, que é uma parte um tanto quanto importante dos Vingadores nos quadrinhos, e não só isso, é um dos heróis mais populares da franquia.

Agora vamos pra parte interessante. Em um acordo, a Disney conseguiu os direitos dos heróis Scarlet Witch e Quicksilver da Fox, também conhecidos como Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Isso explica o porque no filme X-Men: Dias de um Futuro PassadoVingadores: Era de Ultron nós temos 2 Quicksilvers.

Quicksilver-Comparison-thumb-658x370

E aí, qual seu favorito?

Massa, não ficou nem um pouco confuso né? Mas ta de boa, porque a Disney foi e matou o seu Quicksilver. Porém, o buraco começa a ficar um pouco mais fundo.

Nos quadrinhos, originalmente, Pietro e Wanda Maximoff são filhos do vilão Magneto. Interessante, não? Isso é perfeitamente explicável nos filmes da Fox, mas e na Disney?

Quicksilver_Scarlet_Witch_Captain_America_The_Winter_Soldier

Não ficou depois dos créditos, não viu

Na Disney, ambos irmãos ganham seus poderes frutos de experimentos. Beleza, consigo aceitar numa boa. O problema é que essa realidade dos filmes começou a entrar nos quadrinhos.

Esse ano, mais precisamente em maio, mais precisamente na edição Uncanny Avengers #4, é revelado que os dois não são filhos do Magneto. São filhos de um casal Django e Marya Maximoff, antigamente os supostos “pais adotivos” dos irmãos, e seus poderes foram adquiridos via experimentos. Vixe, parece familiar? É uma mudança um tanto quanto drástica, uma coisa é você mudar alguns poderes, outra coisa é mudar a origem inteira de um personagem. Supostamente a Marvel fez isso para basicamente falar que os filmes da Fox são “errados” (para os leigos, no caos. Para nós, sempre podemos falar que é um universo alternativo).

Mas porque a Marvel faria isso? Lembra que a Disney comprou a Marvel? Em teoria, a Disney quer tirar o interesse do público nos quadrinhos de qualquer mutante e conseguir pegar os direitos autorais de volta para poder fazer seus super filmes. “Mas Thyen, tem mais casos assim?”. Bem…

A Marvel já admitiu que ajusta o calendário de lançamentos para coincidir com os gibis relacionados aos filmes do universo cinemático. A exemplo, uma nova saga dos Guardiões da Galáxia foi lançada préviamente ao filme, e como já disse, fez um super sucesso. Mais recentemente, a Marvel soltou uma nova saga o Homem Formiga estrelando Scott Lang, para capitalizar no lançamento do filme esse Julho (que, a propósito, é Ótimo, vejam). Mas eles negam que eles fariam o contrário com franquias de filmes que a Disney não possui os direitos. Mas, seria isso verdade?

1253642609315284144

SHAME

Meu caro multivérsico, se prepare, agora a coisa vai ficar densa. De um ano para cá, a Marvel anunciou que ia deixar em hiato as séries do Quarteto Fantástico e Ultimate Quarteto Fantástico, alegando más vendas. Sabe o que é que vai lançar esse mês? O reboot do Quarteto Fantástico nos cinemas. Huuuuum….Huuuuuum… Curioso, não? Mas bem, isso é especulação, a Marvel ÓBVIAMENTE nega os rumores, e analisando um pouco, não faz muita diferença para a Fox. Sabe quanto eles lucraram com o último filme do Quarteto Fantástico, aquele esquisitão com o Surfista Prateado? US$ 288.000.000,00. Sabe quantos gibis o último gibi do Quarteto vendeu em março de 2014? 37. 569. Se a gente falar que NENHUM do pessoal que comprou o gibi vai ver um filme, considerando um ingresso US$10,00 , isso gera incríveis US$ 375.690,00. Compara isso com o lucro que tiveram no último filme, é irrisório. Realmente a Fox está pouco de lixando para o que a Marvel faz com os quadrinhos, o importante é poder usar os personagens.

Mas o problema é que esse não é o primeiro caso… O Business Insider tem um ótimo artigo falando sobre isso tudo, mas vou tentar resumir o que eles disseram para reforçar nossa tese.

A Disney só comprou a Marvel em 2009, então vamos concentrar nos eventos a partir desse ano. Um deles é a saga Avengers x X-men, como o nome já entrega, foi um confronto dos Vingadores com os mutantes. Um dos acontecimentos dessa saga foi, e eu avisei, spoilers, a morte do Prof. Xavier nas mãos do Ciclope. Sim, bem pesado né? Também temos a mudança de origem dos irmãos Maximoff. Agora vem a parte mais difícil, respire fundo.

Death_of_Wolverine_Vol_1_1_Textless

🙁

Não adianta chorar, é isso mesmo que você leu no título. Se não sabe ler inglês (não te culpo), vou traduzir:

A Morte de Wolverine

É, e acontece exatamente o que a saga propõe. A Marvel simplesmente matou um dos seus heróis mais populares. Sabe quando ela saiu? Em 2014. Sabe o que mais saiu em 2014? Dias de um Futuro Passado. E qual o principal personagem do filme? Huuuum… É galera…

Temos outas evidências interessantes. A Disney lançou um jogo chamado Disney Infinity, e nele existem personagens da Marvel. Me ajudem em uma coisa aqui…

4120532-lineup_all_marvel-x3

Poxa, tem até o Yondu aí

 

Quantos personagens dos X-Men vocês encontram aí? Vou dar 5 min…

Pronto?

Poisé, nenhum.

“Thyen, é coincidência”. Bem…

Capturar2

Poxa, tem até o Bucky aí

Essa é a lista de jogos da Marvel no site oficial. Por favor, quantos mutantes vocês vêm? Sim, 3. Deadpool, Psylocke e Tempestade. E isso foi em 2013.

Realmente é visível que a Marvel não vem cuidando muito bem das suas franquias de mutantes em comparação com o passado, aonde os mutantes eram a febre. Mesmo sabendo que essas mudanças não são muito notáveis para a pessoa comum, que só conhece os heróis pelos filmes que são lançados, é um tanto quanto curioso ver essas comparações.

Mas bem, tem muitas provas para contradizer isso tudo, mas vou deixar para vocês, meus caros multivérsicos, pesquisarem e chegarem as suas próprias conclusões.

Por hoje é só galera. Deixei muita coisa sem falar, como por exemplo como o novo Homem de Ferro mudou os quadrinhos, principalmente a Pepper Potts, a volta do Hulk para os Vingadores, etc. Quem sabe num futuro eu não faça outras comparações?

Bem pessoal, o que vocês acham? A Marvel realmente está cortando os mutantes e Quarteto para benefício próprio? Gostariam de ver um post semelhante para o universo da DC? Deixe seu comentário abaixo! Até a próxima pessoal!

 

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. claudiana disse:

    Olá, tudo bem? Entrei para conhecer seu cantinho. Adorei as postagens. O blog está muito bem organizado. Aproveito a oportunidade e faço o convite para que me siga e me visite em meu cantinho também. Será um prazer te receber lá no blog. Beijos!!!
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com.br/

  2. Rafaela disse:

    Nooooossa, pirei com essa teoria conspiratória! Eu nunca tinha pensado no hiato do Quarteto por essa lado, e achei que faz muito sentido. É aquela coisa: pode não interferir diretamente na bilheteria dos filmes, mas também não dá ibope pras inimigas #DisneyRecalcada huehue

    Adorei ver os personagens dos quadrinhos antes e depois dos filmes. É até engraçado pensar como podem ocorrer tantas mudanças para diferentes plataformas, e ao mesmo tempo funcionar tão bem! Cada mídia com suas necessidades 😛

    A propósito, não sei se tu acompanha Agents of S.H.I.E.L.D., mas eles mudaram bastante a origem da Quake. Fico me perguntando se vão encaixar ela no universo dos Inumanos nos quadrinhos, e se a Marvel finalmente vai quebrar a tradição de não colocar personagens das séries nos filmes (Charlie Cox mandou beijos) e inserir ela no filme dos Inumanos!

    Sério, parabéns pelo post! Comecei a ler Marvel esse ano e sempre aprendo muito com teus textos 😀

    P.S.: Tu já assistiu o documentário Marvel Studios: Assembling a Universe? Eu recomendo muito, é divertidíssimo!

    • Thyen Hong disse:

      Olá Rafa!

      A Disney nega até a morte que não tem nada a ver esse hiato, mas é óbvio que eles vão negar, pensa o marketing negativo que isso ia gerar? Porém eles devem estar pulando de alegria, tendo em vista a “maravilha” que foi esse último filme do quarteto fantástico.

      Ainda não tive coragem de ver Agents of S.H.I.E.L.D., preciso de inspiração, mas fiquei sabendo que eles estavam inserindo Inumanos na história. Isso faz bastante sentido, tendo em vista que vai ter um filme dos Inumanos (mas só lááá pra 2018 eu acho, é depois do Avengers: Infinity War pt 2).

      Rafa, tenho uma boa notícia: o contrato do Charlie Cox prevê a sua aparição em filmes! Ou seja, podemos esperar um cameo sua em algum filme próximo da Marvel, porém creio que só será no Avengers: Infinity War, ou talvez antes, difícil dizer.

      Não vi este documentário, vou providência-lo para hoje mesmo!

      Fique ligado Rafa que em breve vão surgir inúmeros posts falando sobre a última saga da Marvel, acredito que você vai gostar!

      Abraços!

      PS: Vai sair um seriado do Netflix da Jessica Jones, acho que ano que vem. Espere aparições de alguns personagens da série do Demolidor.

  3. Rafaela disse:

    Dá uma chance pra Agents of S.H.I.E.L.D. simmm! Estou finalizando a segunda temporada e sinto cheiro de que os Inumanos serão os novos X-Men da Marvel, hein? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *