Dicas para Bienal do Livro 2015

Vou começar agora uma série de postagens sobre a Bienal para ajudar quem está indo pela primeira vez, quem quer pegar autógrafos e garantir preços menores.
Vou dividir as dicas em posts diferentes (quando estiverem todos prontos, é só clicar nele que você será redirecionado):

Pré Bienal:

• Dicas gerais para Bienal (é o post que você está vendo!)

Pós Bienal:

Como foi o evento
• Compras Bienal

A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!


Vamos então começar com as dicas:

Roupas confortáveis:

A minha primeira dica é sobre o vestuário e pode parecer estranho falar sobre isso, mas acredite em mim: faz muita diferença!
Não sou a primeira e provavelmente não serei a última blogueira a recomendar o uso de roupas leves e confortáveis, e espero que de tanto ouvir isso vocês pensem em aceitar a sugestão. Quem for pegar senha para conseguir autógrafos de autores vai enfrentar muitas filas e por muito tempo, muito mesmo e vai ser em pé! E até agora não mencionei o que acontece quando chega perto da hora de abrir os portões: as pessoas ignoram as filas e começam a se amontoar nas portas de entrada e aí não existe namorado, amigo, familiar: é cada um por si! Parece muito selvagem né? Infelizmente é assim que acontece. Então, use um sapato MEGA confortável porque você já terá ficado um bom tempo em pé antes da abertura dos portões, imagina durante o restante do evento? E quando todos se amontoarem na porta do evento vai fazer CALOR, muito calor. E é aí que entra a roupa leve: pra você não derreter. Ah! Muito importante também: não se esqueça de levar água e comidinhas para não desmaiar com fome ou falta de energia.

Mala com rodinhas:

Uma recomendação que eu ignorei e me arrependi muito foi: levar uma mala de rodinhas para o evento. Mesmo que você não esteja planejando comprar muitos livros ou ficar muito tempo no evento: leve uma mala ou mochila com rodinhas! No ano passado, no segundo dia fui toda feliz pegar o autógrafo da Kiera Cass e pra isso levei meus quatro livros dela (lançados até o momento) e levei mais um livro de outro autor que meu amigo pediu para pegar autógrafo para ele também: cinco livros numa mochila qualquer nas minhas costas. Desde aproximadamente 1 hora antes da abertura dos portões e mais a muvuca na hora da abertura e durante todo o resto do dia até a hora de pegar o autógrafo em si com essa mochila nas costas. Mesmo que às vezes eu tivesse deixado-a no chão, como nas filas por exemplo, o resultado foi: voltei de viagem com uma dor nas costas insuportável. Eu não conseguia ficar em pé, sentada, doía para andar, doía quando eu espirrava, basicamente doía o tempo todo. Se for escolher somente uma dica para seguir, que seja essa: leve algo com rodinhas para carregas seus livros e suas coisas!

Formas de pagamento:

Eu não tive nenhum problema para comprar meus livros usando cartão de crédito, mas fiz isso durante a semana. No final de semana que eu quis comprar um livro que tinha me esquecido de comprar antes, enfrentei longas filas, mas não por causa de problemas técnicos, era porque tinha muita gente mesmo! A Laryssa que foi durante o final de semana seguinte, disse que em alguns stands a máquina de cartão de crédito não tinha sinal e que as filas específicas para essa forma de pagamento ficavam gigantes. Não seria sensato recomendar levar todo o seu dinheiro em cédulas porque sempre existe o risco de você ser roubado. Então minha sugestão é outra: se não puder ir durante a semana, leve uma parte do dinheiro em cédulas (mas não muito!) e o resto no cartão!

Brindes e promoções

Nos stands de algumas editoras ficam disponíveis marcadores e trechos de livros nas prateleiras ou mesmo na parte de pagamento, geralmente a Intrínseca, Galera Record e Novo Conceito disponibilizam os marcadores dessa forma. Você pode chegar e pegar a hora que quiser (só não vale pegar muitos e não deixar pros coleguinhas né?). O pessoal da organização da bienal divulgou que foram confeccionados marcadores oficiais do evento que estarão disponíveis nos stands de informação, se quiser um é bom chegar cedo, pois serão limitados! Além de marcadores, as editoras fazem bottons, lápis, camisetas, blocos de anotação, sacolas personalizadas e outros mimos, mas pra conseguir eles é necessário comprar alguma coisa no stand da editora. Na Leya no ano passado, por exemplo, se você comprasse dois livros da série Game of thrones mais outro livro que eles estavam tentando promover lá, ganhava uma camiseta. Mas se você for bom de lábia e ficar atazanando os vendedores eles liberam um brinde ou outro sem precisar deixar todo o dinheiro no stand deles. Vale a pena pechinchar e pedir as coisas mesmo. Além disso, algumas editoras fazem ainda descontos progressivos, do tipo 10% na compra de 2 livros, 20% na compra de 3 livros e por aí vai, pergunte para os vendedores se eles tem alguma promoção dessa. E se não tiverem, se fazem desconto no pagamento à vista no dinheiro. Pergunte mesmo, vai que…

Organização

Por fim, mas não menos importante: organização! É muito importante dar pelo menos uma olhada no mapa dos stands da Bienal (vou disponibilizar ali em baixo), separando e marcando os stands que você tem vontade de conhecer. Mais importante ainda é montar uma lista com os livros que você está querendo comprar com os preços praticados na internet (ou em uma livraria perto da sua casa) para comparar se vale mesmo a pena comprar o livro no evento (às vezes, mesmo com os descontos, não vale!). Não se esqueça de orçar esses preços sempre adicionando o valor do frete (para as compras online)! Na lista você pode inserir o nome do livro, do autor, a editora, número do stand da editora, menor preço encontrado e onde esse preço é praticado para comparar com os preços do evento.

Para mais informações visite:

O site oficial do evento
Programação dos expositores
Programação oficial
Como chegar
Mapa do evento
Ingressos

Informações & Vendas:

+55 21 2441-9100
bienal@fagga.com.br

Local do Evento:

Riocentro
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
22780-160 – Brasil

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. Le Pimenta disse:

    Estou aqui Lendo seu post com o coração partido queria muito ir a bienal, mas infelizmente não foi possível, gostei das dicas principalmente sobre a parte de levar dinheiro em vez de cartão, isso ajuda bastante e facilita na hora de fazer compras. As pessoas também devem levar uma garrafinha com água, por que faz muito calor e é difícil de usar os bebedouros ou até mesmo em determinando momento consegui comprar uma lá dentro.

    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

  2. Luice Maia disse:

    Olá!
    Essa vai ser a minha primeira Bienal, vou dia 6 domingo e estou tão ansiosa!
    Estou buscando dicas e as suas são top. Principalmente sobre as roupas e a mala de rodinhas. Eu ia de mochila e agora ja sei que essa era uma má ideia. Vou levar um mala pequenininha de rodinhas que eu tenho. Acho q vou de sapatilha e legging e vou levar uma havaianas pra trocar lá, caso canse os pés.
    Vou me fartar nos marcasores, um de cada já ta bom, haha.
    Obrigada pelas dicas, adorei! Era tudo o que eu precisava. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *