Muito mais que 5inco minutos!

Muito mais que 5inco minutos é a reunião de pequenos contos bem humorados sobre a infância e a adolescência da Kéfera Buchmann, umas das youtubers brasileiras mais populares da atualidade. Ela conta ainda seus casos de bullying que sofreu, problemas com amizades e é claro o começo das conhecidas (e hilárias) histórias sobre garotos! Se você ainda não sabe quem é Kéfera, é bem provável que você esteve vivendo em uma caverna durante os últimos 5 anos, mas não se preocupe, vou tentar te atualizar com essa resenha, é só continuar a leitura:

kefera

Muito mais que 5cinco minutos | Editora Paralela | Kéfera Buchmann | 144 páginas | Compre aqui

Sobre o livro

Voltando para a Kéfera e o lançamento de seu primeiro livro: ela é uma das youtubers que acompanho há mais tempo. Confesso que fiquei um bom tempo sem ver os vídeos dela e também sem concordar com algumas coisas que ela tinha começado a falar, mas, quando voltei a assistir e prestar mais atenção, a essência da Kéfera ainda estava lá. E isso é o que tinha me chamado atenção para seu canal inicialmente e me feito acompanhar seus vídeos.

Gosto da Kéfera porque me identifico muito com ela, MUITO mesmo. E bom, o livro nada mais é do que relatos (super engraçados) em primeira pessoa disso tudo que a gente conhece sobre ela: histórias da infância e adolescência até o começo do canal.

Por um lado fico extremamente feliz e surpresa de estar tudo lá, e quando eu digo tudo é TUDO mesmo: os palavrões, os xingamentos e as bobagens! Surpresa pela editora ter permitido que ela fosse 100% como ela é, sem censuras. E igualmente surpresa pelo mesmo motivo! Afinal, o público infantil e jovem da Kéfera é numeroso. Não estou tentando defender um falso moralismo ou algo do tipo, eu não mudaria uma vírgula no livro e por outro lado acho que definir uma faixa etária também não resolveria a situação.
Fato é: quem leu o livro certamente já acompanha a youtuber e está acostumado com sua personalidade, sua forma de se expressar e sua sinceridade, então (acho que) mal não vai fazer.

Revisão e design

Sobre a revisão e a diagramação, não tenho nada a reclamar. Não achei nenhum erro de concordância nem de ortografia nem nada. De fato a editora colocou muito esforço e carinho nessas partes. Ouso dizer que mais do que para os outros livros. Levando em consideração que o livro estava sendo aguardado por todos os seus fãs e que foi o mais vendido da Bienal desse ano, que bom que capricharam nesses pontos. A capa expressa bem a personalidade da Kéfera, junto com todas as imagens do livro, inclusive uma MEGA fofa da Vilma Teresa de saia de bailarina.

vilmaTeresa

Considerações finais

Gostei muito do livro, pois me identifiquei em várias das histórias e sei que grande parte do seu público vai sentir isso também em pelo menos algum momento do livro. Talvez por isso tenha sido tão procurado/esperado: por ser bem real. E essa provavelmente foi a grande sacada da autora, se aproximando assim ainda mais dos seus leitores.

Basicamente, não há muita coisa nova no livro que a Kéfera já não tenha contado em algum vídeo, por isso talvez essa não seja uma compra que fosse interessar muita gente. Mas se você descobriu a youtuber agora e quer saber mais sobre ela, dar boas risadas ou só passar um tempo lendo algo leve, eu recomendo o livro. Caso contrário, há um monte de outros livros que possam te interessar mais.

Vale ressaltar que a Kéfera não foi a única youtuber a lançar um livro aqui no Brasil. As editoras estão apostando em publicações dessa nova leva de escritores, como por exemplo a Vic Ceridono, do blog Dia de Beauté que lançou recentemente o livro com o mesmo nome do blog, também pela Editora Paralela, a Karol Pinheiro que está em processo de escrita do seu primeiro livro e o Christian Figueiredo com seus dois livros publicados pelo selo Novas Páginas da Novo Conceito.
O que vocês acham dessa tendência literária? Gostariam de um post com minha opinião sobre isso?
Para quem leu esses livros: gostaram? Valem a pena? Querem resenha?

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

25 Discussion to this post

  1. Helana Ohara disse:

    Oiee, já vi bastante gente falando desse livro sem ter lido, só porque a menina é famosa. É tendência, mesmo não aceitando, muitos leitores vão começar por ele.
    Não tenho interesse em ler, não acompanho o trabalho da garota.

    Beijinhos, Helana ♥

  2. Tammy disse:

    Oi Ju, acompanho a Kéfera no YouTube e me divirto com os seus vídeos, me identifico com os seus momentos “loucos”. Sobre o livro, por mais que tenha um conteúdo que já é conhecido pelo público, acho interessante conhecer o lado de autoria dela, o que pela sua resenha, acho que desempenhou um bom papel.
    Bjim!

  3. Thamiris disse:

    Olá!
    Sua resenha está perfeita. Eu li o livro da Kéfera no mês passado e gostei bastante.
    Também me identifiquei com algumas histórias contadas por ela, achei-o divertido e conclui a leitura em apenas um dia.
    Beijos

  4. Silvana Crepaldi disse:

    Olá, Juliane.
    Em primeiro lugar, parabéns pela resenha, está ótima. Mas infelizmente eu não me interesso por esse tipo de livro. Ultimamente estão lançando vários livros assim, de pessoas que fazem sucesso nos vídeos, mas não é muito meu tipo preferido de leitura. Eu até li o Eu fico loko, mas não gostei muito.

  5. Carla disse:

    Oi Ju!
    Realmente, estou por fora, pois não conhecia essa autora kkkk
    Bjks!

  6. Sthefanie disse:

    Olá, tudo bem?
    Já assisti um ou outro video dela, mas confesso que esse livro não seria um dos que eu compraria, beijos.

  7. Silvana disse:

    Confesso que até hoje eu ainda não tive muito interesse de ler esse livro.
    Mas tenho visto em todas as livrarias e tem me chamado atenção sabe?
    Mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e gostei de saber sobre suas impressões.
    Espero poder conhecer a escrita da autora e quem sabe gostar também.
    Parabéns, adorei a maneira como você desenvolveu a sua resenha, sem contar que achei que tu escreve muito bem =]

  8. Kelly Muniz disse:

    Ah!!! E gostei desse livro mais de 5 minutos. Fiquei morrendo de vontade de ler e não sabia que ele era assim tão legal.
    bjss

  9. Rafaela disse:

    Oi, Ju!
    Eu também adoro a Kéfera, dou muita risada com os vídeos dela, nunca perco! Óbvio que tem algumas coisas meio nada a ver, tipo quando ela generaliza as mulheres (aquela coisa de que todas somos fofoqueiras, invejosas, blablablá), mas tento relevar na medida do possível 😛

    A resenha ficou ótima, assim como as fotos! Aliás, esse layout novo é só amor <3 Sei que já falei antes, mas falo de novo hahaha

    Beijão!

  10. Francine Porfirio disse:

    Olá!
    Eu não conheço essa moça e não acho que foi por ter vivido em uma caverna (rs). Na verdade, é porque não encontrei um youtuber por quem me interessasse. Acho legais as iniciativas em problematizar situações cotidianas e tal, mas assisti a Kéfera no programa Altas-Horas e a achei imatura demais. Mas valorizo o que ela faz… Falar sobre sentimentos e pensamentos que temos nos permite entender melhor a nós mesmos. 🙂 Por isso, acho especial que você – que já a admirava e acompanhava – tenha a oportunidade de ler em livro tudo o que a ouviu dizer. Tenho certeza de que, aos fãs, vale a pena.

    Beijos!

  11. Leticia Golz disse:

    Oi Juliane
    Eu adoro gente doidinha, e ela é muitooooo doida kkk Adoro os vídeos dela.
    Não sei se seria uma prioridade ler o livro com a história dela, mas gostaria de ler se tivesse oportunidade.
    Acho que como voce falou, muitos iriam se identificar em algumas passagens, e ainda rir né, porque deve ser um livro hilário.

  12. Gabriel Mello disse:

    Oi, Ju,

    A sua resenha ficou muito boa, mas acredita que não curti esses livros de youtubers? Pois é, até cheguei a ler o do Rafa, só que do resto passei longe.

  13. Oiee.

    Já vi mutia gente falando dessa obra, porém ainda não me animei á ler.
    Vou aguardar mais uma tempo para decidir

    Beijos

  14. ok… Vamos lá… Eu não estava em uma caverna nos últimos anos, mas youtube não é meu forte, então até o início da divulgação desse livro eu não fazia ideia de quem era a Kéfera. Minha primeira reação foi quem é essa? e é claro que eu ouvi um ‘não acredito que você não saiba’ após perguntar….
    Não é o tipo de livro que eu colocaria correndo na minha lista de leituras, mas quem sabe até o leria. Como recebi o do Christian da editora para resenha eu li – e até que ele não é ruim – mas confesso que tenho um certo preconceito com esse tipo de publicação… É que tem tantos autores bons querendo uma chance de publicação que livros de youtubers me parecem apenas dinheiro fácil, me entende?
    Mas, por outro lado, a leitura desses livros podem incentivar quem não tem o habito de ler, então, quem sou eu para julgar?

    Beijinhos,
    Lica

  15. Olívia disse:

    Olá

    Conheço o trabalho dela e tal,cheguei a ler algumas páginas do livro, pra quem curte o livro é uma boa indicação.

    Bjss

  16. Oie!
    Já assisti alguns vídeos dela e não consigo gostar dela, sei lá tem algo que não me agrada.
    Logo o livro não me chama atenção, acho que é mais uma boa para quem é fã mesmo ou a acompanha.

  17. Mandy disse:

    Eu vejo alguns vídeos da Kéfera, apesar de ela reproduzir muito discurso machista que objetifica mulheres e homossexuais, tem alguns vídeos que acho muito engraçados. Eu adoro as cadelinhas dela, são a coisa mais fofa e ela é tão carinhosa com as bichinhas! Acho fofo. Fiquei com vontade de ler o livro dela!

  18. Taty Salazar disse:

    A Vilma Tereza está linda na foto kkkkkk
    Eu acompanho a Kéfera ha uns 2 ou 3 anos e gostaria de ler o livro.
    É realmente surpreendente que a editora tenha deixado ela ser quem é com seus palavrões e tudo mais kkkkk
    Kéfera é definitivamente uma pessoa sem censura.
    Ameiiiiii sua resenha

  19. Tabatha disse:

    Olá!
    Adorei saber o que tem nesse livro mas eu definitivamente não leria.
    Acho que tem histórias mais interessantes me esperando por ai. Mas nada contra quem goste!
    Beijos, Tabatha

  20. Beatriz disse:

    Eu gostei muito da maneira como organizou sua resenha, mas não é um livro que leria. Gosto da Kéfera, mas acho que a fama subiu a cabeça, sabe? Ela mudou bastante.
    Outra coisa, não gosto da maneira como certos youtubers começam a escrever. Alguns livros são bons, é claro. Mas esse em particular foi uma grande jogada de marketing!
    Beijos

  21. Olá Juliane,
    Diferente de você, ainda não conhecia a Kéfera – sim vivi em uma caverna por 5 anos haha.
    Li o livro e, simplesmente, adorei. Marquei muitas partes interessantes e achei a diagramação e revisão boas também. Adorei a sua resenha, é nítido o carinho que você sente pela Kéfera.
    Beijos ♥

  22. d e s s a disse:

    Não acho graça nos vídeos da Kéfera, acho forçado demais. Em geral, não gosto muito desse tipo de vídeo, olhei alguns do Felipe Neto que achei engraçado, mas só alguns mesmo. rs
    beijos

  23. Joyce disse:

    Ola Ju confesso que não acompanho a Kefera, e o gênero da leitura hoje não me chama atenção. Para quem é fã dela, foi uma grande presente da Editora, ela fez um grande sucesso de vendas acredito que teremos mais livros por ai. Sucesso. beijos

    Joyce

  24. Olá, minha linda. Sua resenha está incrível como sempre e não é nenhuma novidade hahaha. E amei demais esta foto da Vilma de bailarina hahaha. Mas confesso que não tenho interesse na obra. Não sei, eu amava os videos da Kéfera no início de seus videos, eram muito espontâneos e super engraçados, mas engraçados naturais, e não tipo forçado. Mas, não irei julgar ela e nem nada. Mas acho que não leria a obra.
    Beijos e muito sucesso querida <3

  25. Olá.
    Tudo bom?
    Acredita que só ouvi falar sobre a Kefera na bienal, quando vi neguinho desmaiando por causa dela? Hehehehehe
    Mas por incentivo de amigas eu comprei e dei uma lida de leve e vi que a editora realmente deixou os textos como ela fala. Adorei sua resenha.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *