9 on 9: março de 2016

9 on 9, blogagem coletiva

Chegou aquele dia do mês! Dia de 9 on 9! YAY! Ontem foi o dia internacional da mulher e por isso o tema que escolhemos para esse mês foi: mulheres fortes, decididas e que nos inspiram! Ultimamente temos muitas protagonistas femininas por aí pra nos representar (e falei um pouco mais sobre isso no post de ontem), então temos um tanto bom de exemplos para decidir, vem ver quais foram as minhas escolhidas:

    Como funciona:

Seremos 9 blogueiras literárias postando todo dia 9 de cada mês (ops, tô atrasada) fotos de 9 livros referente ao tema daquele mês. O mais legal, além de ver as fotos diferentes das outras meninas é descobrir a justificativa delas para cada livro escolhido! A tarefa para esse mês foi de selecionar livros com temática/capa feliz ou que por algum motivo tenha nos passado essa sensação. Perdeu o 9 on 9 do mês passado? Não se preocupa, ele tá aqui! Vamos começar:

    Livros do mês:

9 on 9, blogagem coletiva, jogos vorazes, katniss, tris, divergente

Acho que não preciso falar muito sobre Katniss (Jogos Vorazes) e Tris (Divergente) né? Considero elas algumas das precursoras (junto com Hermione) do aumento da participação das mulheres como protagonistas fortes, o que têm sido muito bem adaptado para o cinema. Me identifico mais com a Tris, já que peguei o hype de Jogos Vorazes pela metade, mas cheguei a tempo de participar do de Divergente.

9 on 9, blogagem coletiva, jogos vorazes, katniss, tris, divergente

Infelizmente, fiquei decepcionada com a adaptação de ambos os filmes para o cinema: Jogos Vorazes perdeu muito da sua essência e folego a partir do segundo filme, sei que no livro também é assim, mas não funcionou muito bem para mim. Agora Divergente já não foi uma adaptação fiel desde o primeiro filme e no segundo houve um distanciamento ainda maior do livro tanto que não sei mais o que esperar desse próximo filme, que por sinal será o último que irei assistir da série, pois não concordo com o modo como a autora optou por terminar o livro.

9 on 9, blogagem coletiva, a herdeira, a escolha, a seleção. a elite, américa, eadlyn, maxon, aspen

Roubei um pouco quando coloquei A herdeira nessa lista, pois há mais de uma mulher inspiradora nesse livro: Eadlyn (como imagino que muita gente possa discordar), Marlee e é claro a rainha América. Considero que cada uma, a sua maneira e em seu tempo tenham influenciado meninas pelo mundo inteiro e merecem reconhecimento. Fora que A herdeira é meu livro favorito da Kiera, sinto que a escrita dela ficou muito mais madura, coesa e coerente.

9 on 9, blogagem coletiva, feios, scott westerfield

Acho que li as séries Feios e Delírio uma seguida da outra e considero elas duas das minhas distopias favoritas. São personagens que, as vezes, sinto falta. As protagonistas Lena (Delírio) e Tally (Feios) são garotas inicialmente normais e ordinárias, que só querem seguir suas vidas de forma pacata e permitir que o sistema em que se encontram as transforme em mulheres exemplares. Em Delírio, o amor é considerado uma doença e para livrar a população dele, todos os adolescentes, ao completarem certa idade, são imunizados contra ela.

9 on 9, blogagem coletiva, delírio, lauren oliver

Em Feios, todos os jovens, ao se tornarem maiores de idade, são submetidos à várias cirurgias estéticas para corrigirem quaisquer imperfeições que possam ter e se tornarem perfeitos. Até que ambas as protagonistas são tiradas de suas zonas de conforto e começam a descobrir as verdades por trás do que aprenderam que era certo a vida inteira. E, previsivelmente, existe uma resistência, mas a evolução dessas garotas é algo que me surpreende até hoje e os finais, de ambas as trilogias, são tão memoráveis quanto.

9 on 9, blogagem coletiva, vivian, vivian contra o apocalipse, vivian contra américa

Sou muito suspeita para falar sobre Vivian contra o apocalipse, MUITO suspeita mesmo: acho Vivian uma das protagonistas mais badass, forte, decidida e firme que conheci. Não vou ficar enrolando para não acabar contando alguma coisa que eu não deveria, vocês podem conferir minha resenha do livro aqui e fiquem de olho porque daqui uns dias vou soltar a resenha da continuação, Vivian contra a América!

9 on 9, blogagem coletiva, estilhaça-me, juliette

Acho que eu tivesse lido a série Estilhaça-me em qualquer outro momento teria odiado a protagonista Juliette, sua indecisão e fraqueza do começo do livro. Por outro lado, por esperar tão pouco dela e de seu desenvolvimento foi possível ver o crescimento da personagem. Ela passou de menina que morava numa bolha com medo de tudo e de todos para líder de uma revolução mega importante para seus amigos e outras pessoas da mesma espécie. E isso faz dela uma das mulheres mais inspiradoras que conheço.

9 on 9, blogagem coletiva, por lugares incríveis, violet, finch

Por lugares incríveis foi o primeiro livro que resenhei aqui no blog e ele é um amorzinho. Da mesma forma que Juliette, Violet começa o livro bem fraca e sem perspectiva, ela tinha se envolvido em um acidente de trânsito no qual perdeu sua irmã e melhor amiga e nunca conseguiu se recuperar depois disso. O aprendizado da personagem é doloroso e lento, mas é lindo de se acompanhar.

9 on 9, blogagem coletiva, um momento uma manhã

Um momento, uma manhã conta a história de três mulheres, Karen, Anna e Lou, cujos destinos se entrelaçam, tal como os passageiros que se cruzam nas estações. Uma história emocionante e envolvente sobre família, amor, perda e, acima de tudo, sobre a força das amizades forjadas pelas circunstâncias da vida. Não vou aprofundar muito pois vou soltar uma resenha só pro livro daqui uns dias, fiquem de olho!

Essas foram minhas escolhas para esse mês, o que acharam? Alguém já leu algum desses livros? Vocês participam de algum projeto de blogagem coletiva? E não se esqueçam de conferir as postagens das outras participantes:

Carol | Gisele | Irisvanda | Ana Carolina | Tamires | Michelli | Jessica | Letícia

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

18 Discussion to this post

  1. Ana Carolina disse:

    É impossível não pensar em protagonistas fortes e não pensar em distopia. Pensei em Katniss, mas resolvi fazer outra coisa na minha postagem…
    Por lugares incríveis é realmente muito incrível, e tenho que resenhá-lo…
    Gostei de suas escolhas.
    Beijos!

    • Juliane disse:

      Oi Ana! Não tem mesmo como não pensar em distopia né?
      Queria ter escolhido mais mulheres e mais livros, pena que só são 9 :/
      Já vou correndo ver suas escolhas!
      Beijos!

  2. Clayci disse:

    Eu amei as suas escolhas, e que tema mais amor.
    Eu quero ler “Um momento, uma manhã ” porque fiquei curiosa em saber como que a vida delas se entrelaçam ^^

    • Juliane disse:

      Oiie Clayci!
      O tema desse mês foi mesmo muito amorzinho né?
      Logo logo solto a resenha de “Um amor, uma manhã”.
      Beijos Clayci!

  3. Oi Ju!
    Adorei a foto de capa, nem tirei com os livros. Acho que você assim como eu e outras meninas do projeto escolhemos a Kat. Teria escolhido a Tris se tivesse os livros. Até hoje não assisti esperança, tanto o primeiro quanto o segundo. Quero comprar os DVDs, o meu favorito é Em chamas. Foi o escolhido do meu post. Ficou linda sua foto do livro A herdeira. Assim como eu você escolheu menina Juliette. Não conhecia Um momento, uma manhã.
    Beijos!

  4. Rubyane Santos disse:

    Gostei das suas fotos e escolhas! Tenho bastante vontade de ler Por Lugares Incríveis e Vivian contra o apocalipse.

    Beijos.

    • Juliane disse:

      Oi Rubyane!
      Leia os dois! São MUITO bons mesmo!
      Vivian, por exemplo, é um dos meus livros favoritos da vida!
      Beijos!

  5. Dan Igor disse:

    Oi, oi! Tudo bom? Amei essa ideia, protagonistas fortes são sempre bem-vindas *-* Dessa lista, já li Jogos Vorazes e gostei bastante, mas como só assisti o primeiro filme e também não li os outros livros da saga, acho que não posso falar muito sobre a fidelidade. Não tenho interesse em ver os filmes de Divergente, e sim em ler os livros rsrs Da Kiera, li o primeiro livro de A Seleção e gostei muito. Curioso ver que seu livro preferido da série foi A Herdeira, já que a maioria das pessoas fala mal da obra e de sua protagonista! Quero muito ler praticamente todos os outros livos, principalmente Feios. Abraços 🙂

    • Juliane disse:

      Oi Dan! Tudo jóia?
      Sou a barroca quando se trata da Seleção, né? A maioria das pessoas não curtiu a Eadlyn e eu realmente consigo entender o motivo, já que ele é justamente o motivo por eu ter gostado dela! Uma personagem tão forte, tão decidida e ao mesmo tempo tão sensível e com tanto espaço para uma evolução!
      Feios é uma saga muito boa, acho que você deveria ler!
      Beijos!

  6. Davidson disse:

    Que post mais a amorzinho e fofinho. Amei suas escolhas e concordo contigo quantos as adaptações, nem sempre nos agrada neh!! E quero muito, tipo muito mesmo ler Por Lugares Incríveis, amei o que você disse dele, já quero.

    Até mais, Davidson.

    • Juliane disse:

      Oi Davidson, tudo bem?
      Obrigada pelo carinho! Leia ‘Por lugares incríveis’, é um livro maravilhoso!
      Beijos!

  7. Gisele disse:

    OI Jú,
    Gostei das escolhas.
    Beijos
    Ps : Não está perdendo muita coisa com Instrumentos Mortais, a série é bem mais ou menos.

    • Juliane disse:

      Oi Gi! Que bom ver você por aqui <3
      Estava com essa impressão mesmo sobre Instrumentos mortais, não sei se vou chegar a ver :/
      Beijos!

  8. kamii disse:

    Adorei Ju, fiquei com vontade de ler vários, sempre quis ler Feios mas nunca fui atras de alguma resenha pra ver se era bom, você colocar como uma de suas distopias favoritas me animou. Acho que vou comprar por lugares incríveis também!
    O que eu não engulo muito sobre a Tris é como ela e o Quatro são péssimos namorados, eles são imaturos e não se contam as coisas, isso me irrita no decorrer do livro, e fiquei chocada de como o filme ficou NADA PARECIDO. Já Jogos Vorazes eu amo de paixão, achei que o grande problema foi que a primeira metade do último livro já é super parada, foi o maior erro dividirem eles em dois, ai ficou um filme inteirinho de nada.

    Beijos 🙂

    • Juliane disse:

      Ai Kamii, me abraça! <3
      Assisti Convergente esse final de semana e eu sai de lá tipo a Glória Pires, sabe? Sem saber opinar. Tá tudo tão diferente dos livros que quase penso que é outra história. No filme achei a Tris um pouco sem graça sabe? Não é aquela Tris super forte, decidida e divergente do primeiro livro. Fiquei frustrada, não sei dizer se mais ou menos do que nos outros filmes.
      Leia Feios, acho que você vai adorar!
      Beijos!

  9. Dani Santos disse:

    Também não curti muito as adaptações de Divergente. Eles tomaram um rumo que acho que não fez juz ao livro. E Jogos Vorazes até tenho os livros, mas ainda não li, hahaha. Mas depois de ver o filme, cheguei a conclusão que dentro os livros do gênero que eu menos gostei, hahaha. Adorei a ideia do projeto! *-* Fiquei com vontade de fazer também, hahaha.
    Beijoos <3

  10. Ameiii os livros, não conhecia alguns e to louca pra ler A Seleção! haha <3
    Parabéns pelo blog, sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *