Vamos juntas?, Babi Sousa

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa

Aposto que você já ouviu falar do #movimentovamosjuntas criado pela Babi Sousa nos últimos meses. Mesmo se não tiver ouvido, você precisa ler essa resenha, vou falar como nasceu o movimento, como ele assumiu uma repercussão tão grande, o que ele prega e como ajudar. Vem saber mais, prometo que você não vai se arrepender:

O Vamos juntas? é um movimento feminista que busca divulgar e promover a sororidade entre as mulheres. Mas o que é a sororidade? Essa é uma pergunta muito importante e já vamos chegar lá! Antes de mais nada vamos conhecer a criadora do movimento e o que a levou a elaborar essa ferramenta tão simples e ao mesmo tempo tão maravilhosa e que tem emponderado mulheres de todas as idades pelo Brasil afora.

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa

Babi Sousa trabalhava em uma agência de comunicação e todo dia ao sair do trabalho se via angustiada para decidir qual caminho faria para voltar para casa, pois utilizava transporte público e as suas opções eram desertas ou mal-iluminadas. Depois de sair do primeiro ônibus e correr para pegar o segundo, passando por uma praça isolada, Babi percebeu que várias outras mulheres saíram do mesmo ônibus e foram para o mesmo ponto que ela. Ela ficou pensando em porque não tinham ido juntas e prometeu a si mesma que da próxima vez iria perguntar para uma delas se gostaria de fazer o trajeto com ela. E então, ali, Babi teve o insight do que seria o Vamos juntas?

Foi quando percebi a triste realidade: era inútil tentar encontrar o percurso mais seguro. As minhas duas opções eram ruins, porque era tarde e,principalmente, porque sou mulher.

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa

Foto: reprodução. Primeiro card do Vamos juntas?

Depois disso Babi publicou um card com essa sua experiência e compartilhou em seu perfil pessoal. E então a mágica aconteceu: a imagem foi compartilhada, curtida, comentada e se tornou viral! Em seguida, Babi criou uma fanpage para unir aquelas mulheres que haviam se identificado com a proposta. E assim nasceu o #MovimentoVamosJuntas. Várias mulheres começaram a enviar suas histórias e as mulheres passaram a ficar mais atentas não somente consigo mesmas como também com as desconhecidas à sua volta.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa

O livro está recheado de muita informação legal e importante! Por exemplo, para desmistificar alguns preconceitos e diminuir a rivalidade feminina, temos conceitos de sororidade, feminismo, machismo, entre outros. Além de gráficos e estatísticas, mostrando pontos de desigualdade e injustiça entre os gêneros e ainda guias e listas, para ajudar as irmãs a identificarem casos de abuso e violência, emponderar outras mulheres, colocar a sororidade em prática e muito MUITO mais mesmo! Não vou entrar em mais detalhes pois o livro e o movimento são maravilhosos e tem muito o que ensinar! É uma leitura que vale muito a pena e eu gostaria de apresentar para todas minhas irmãs por aí! Unidas somos mais fortes!

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa

Moça, esqueça a competição. Não somos rivais e isso é revolução!

vamos juntas, vamos juntas?, #movimentovamosjuntas, Babi Sousa
 
 
 
Vamos juntas?
Babi Sousa
Galera Record
312 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Amazon R$ 21,90)

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

10 Discussion to this post

  1. Flor, que blog mais lindooooooo!!!! O estilo de blog que eu amo kkk Além desse livro, que eu amo muito também. Depois de ler, coloquei nos favoritos..

  2. Não vejo a hora de ter o meu exemplar!

    • Juliane disse:

      Oi Alessandra, tudo bem?
      É uma leitura que recomendo para todos, depois vem me contar o que você achar 😀
      Beijos!

  3. Iasmim Santos disse:

    Vim lá do BGS agorinha mesmo, não esperava encontrar esse conteúdo, mas okay, estou fascinada!
    Vivo pondo a sororidade em prática, vivo olhando a minha volta, estou sempre alerta porque da mesma forma que eu estou me sentindo, alguma mulher também pode estar sentindo isso.
    Uma dúvida: o livro fala sobre o feminismo branco e o feminismo negro?
    É triste, mas existe, deveria ser estudado e banido logo!
    Vou ver se compro o livro, beijo!

    • Juliane disse:

      Oi Iasmim, tudo jóia?
      É sempre muito bom ver as meninas do BGS aqui, tenho um carinho especial pelo pessoal de lá!
      Infelizmente o livro nem menciona feminismo branco e feminismo negro, o que é uma pena, pois, igual a você, acho que as pessoas deveriam ter conhecimento sobre os tipos diferentes de feminismo e usar essas informações para lutar por reconhecimento e pelos seus direitos!
      Muito obrigada pelo carinho, espero que goste do livro e que esteja sempre aqui no blog 😀
      Beijos!

  4. Mariana FS disse:

    Oi Ju!
    É muito legal essa iniciativa da Babi.
    E adorei o projeto gráfico do livro
    Beijos

    • Juliane disse:

      Oi Mari!
      A iniciativa da Babi foi maravilhosa mesmo!
      E como ela mencionou, só fez e está fazendo tanto sucesso assim pois temos uma carência de projetos e atitudes desse tipo!
      Beijos e obrigada pela visita 🙂

  5. Oie Ju! Que legal esse movimento, eu não conhecia.
    Vou procurar saber mais sobre o projeto.
    Grande beijo.
    Post interessantíssimo!

    • Juliane disse:

      Oi Bárbara!
      O projeto e o movimento são maravilhosos e têm ajudados milhares de garotas pelo país!
      Dê um olhada mesmo e se ficar com alguma dúvida pode me procurar ou até a Babi mesmo, pois ela é uma fofa e super atenciosa!
      Beijos e obrigada pelo carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *