A última estrela, Rick Yancey

o mar infinito, the infinite sea, a 5a onda, a 5 onda, a 5ª onda, the 5th wave, rick yancey, alienígenas, cassie sullivan, zumbi, teacup, especialista

Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou – no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos… ou salvar o que nos torna humanos. Vem saber sobre A última estrela, o final alucinante da série A 5ª onda:

ATENÇÃO! Se você não leu o primeio livro da série (A 5ª onda) esta resenha, inevitavelmente, contém spoilers. Esteja ciente disto caso decida continuar a leitura!

O final de O mar infinito (veja a resenha aqui) muda tudo que tinhamos sido informados e sabíamos sobre a chegada e os motivos dOs Outros. Descobrimos através da Especialista, no final do segundo volume, a real intenção por trás do ataque ao planeta. Agora em A última estrela vamos ver como os outros integrantes do grupo vão reagir a essas informações e o que farão a respeito.

Mentir é como matar: depois da primeira, cada uma que se segue fica mais fácil.

o mar infinito, the infinite sea, a 5a onda, a 5 onda, a 5ª onda, the 5th wave, rick yancey, alienígenas, cassie sullivan, zumbi, teacup, especialista

Enquanto estava capturada, Esp foi aperfeiçoada pelo 12º sistema e de posse do conhecimento que ela tem a respeito dos planos dos Outros, a única saída que ela vê para que eles consigam a vitória é matar Evan Walker. Ele apresentou um bug (falha) no sistema, o que permitiu que ele nutrisse sentimentos pela Cassie.

o mar infinito, the infinite sea, a 5a onda, a 5 onda, a 5ª onda, the 5th wave, rick yancey, alienígenas, cassie sullivan, zumbi, teacup, especialista

Pelo fato de Evan ter apresentado essa falha e se apaixonado por Cassie, Vosch quer aprisioná-lo, descobrir o que ocasionou o erro e melhorá-lo. Por este mesmo motivo, Esp não pode deixar que Vosch capture Evan. Enquanto isso, os grandes centros estão sendo bombeados pelos Outros para acabar com qualquer resquício que pudesse ter sobrado da espécie humana.

Os outros concluíram que a única forma de salvar o mundo era aniquilar a civilização. Não pelo exterior, mas do interior. A única forma de aniquilar a civilização humana era mudar a natureza humana.

Ao mesmo tempo, Ben, Cassie e Sam e outras pessoas, que até então estavam escondidos, se vêem obrigados a se separar para cumprir diferentes deveres, impedir que Vosch conclua seus planos e salvar o que restou da humanidade. Missões que se tornam cada vez mais difíceis e potencialmente fatais já que eles sempre serão alvos e estão sendo constantemente caçados.

    Minha opinião

Palmas para a Editora Fundamento que lançou simultaneamente A última estrela aqui no Brasil junto com o restante do mundo. Infelizmente, por ser o final de uma série tivemos um misto de sentimentos: satisfação por concluir a jornada junto com os personagens e nostalgia/tristeza por abandoná-los. Mas posso dizer que o final da trilogia despertou muitas outras reações nos seus leitores. Vem saber o que eu achei:

Rick me prendeu do início ao fim da série, com sua história inovadora e acelerada. No final do segundo livro um plot twist me virou de cabeça para baixo e eu não sabia mais no que acreditar. Infelizmente, não foram todos os personagens que me cativaram, como Ben que teve um único propósito no começo da série, mas não passou disso. Por outro lado, Sam, que começou indefeso e inocento no primeiro livro, passou para mimado no segundo, terminou a série com uma ótima evolução.

O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar.

o mar infinito, the infinite sea, a 5a onda, a 5 onda, a 5ª onda, the 5th wave, rick yancey, alienígenas, cassie sullivan, zumbi, teacup, especialista

Assim como os outros livros, os capítulos são intercalados e são contados do ponto de vista de personagens diferentes. A edição e diagramação do livro estão muito boas, e a capa seguiu a mesma linha da primeira edição do livro e da versão original. Só não gostei mais da conclusão da trilogia, pois acho que Rick se limitou a dar um final esperado à história, mesmo tendo partido de uma premissa totalmente cativante e nova. Ainda assim, gostei muito da série e vou guardá-la com muito carinho no meu coração.

o mar infinito, the infinite sea,  a 5a onda, a 5 onda, a 5ª onda, the 5th wave, rick yancey, alienígenas, cassie sullivan, zumbi, teacup, especialista
 
A última estrela (The last star)
Rick Yancey
Editora Fundamento
263 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Ed. Fundamento – R$ 34,16)
 
 
 
 

AWTR ASSINATURA PARA BLOG5

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. Monique disse:

    Não li ainda nenhum da série, na verdade nem assisti o filme da 5ª onda ainda. Meus pais assistiram e falaram que é muito bom. A história parece ser bem intrigante e até meio misteriosa, sei lá.. achei interessante. Os capítulos intercalados me confundem um pouco, mas acho que pode ser muito boa a leitura, acho que vou colocar na lista como próximas 🙂

  2. Mariana FS disse:

    Oi Ju!
    Eu não sabia que o terceiro livro já havia saído e como não li os livros anteriores fiquei meio perdida com alguns dos seus comentários, rsrs
    Pena que você se decepcionou um pouquinho com o final, mas no geral me parece que foi uma boa jornada, não é mesmo? Gostei da evolução dos personagens.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *