O projeto Rosie, Graeme Simsion

don tillman, editora record, graeme simsion, Grupo Editorial Record, o projeto rosie, projeto esposa, romance, rosie, the rosie project

Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito programa de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo possível. Nada de imprevistos e nada de surpresas – diretrizes para que Don não precise recorrer às suas habilidades sociais. Don decide então que ele precisa de uma esposa que deve preencher uma série de requisitos essenciais para ser sua companheira e obviamente as coisas não saem como planejado. Vem saber mais sobre O Projeto Rosie:

Don Tillman está quase completando 40 anos e decide que quer se casar. Para isso ele cria, com ajuda do seu casal de amigos, Claudia e Gene, um questionário para escolher uma mulher que atenda à todas as expectativas e padrões dele: a mulher perfeita. Ela não pode ser vegetariana ou fumante, deve ser sempre pontual e não pode beber. E esse é só o começo da lista de especificações. A primeira vista Don pode parecer machista e muito exigente, porém no decorrer do livro vamos aprendendo que ele é um personagem um tanto quanto peculiar e criou o questionário na tentativa de encontrar uma pessoa que tive uma vida compatível com a dele.

Durante o período em que trabalhamos juntos no Departamento de Genética, tivemos diversas discussões interessantes, que continuaram mesmo depois de sua mudança de cargo. Só por isso eu já teria ficado satisfeito com nossa relação, mas Gene também me convidou para jantar em sua casa e executou outros rituais de amizade, o que resultou em um relacionamento social entre nós. A esposa dele, Claudia, uma psicóloga clínica, hoje também é uma amiga. O que totaliza dois amigos, portanto.

A verdade é que Don é um personagem extremamente metódico e quase sem nenhuma habilidade de socialização. Ele fala sempre o que está pensando e entende tudo pelo sentido literal, e nem é por maldade: por quase não ter experiências em relacionamentos, de qualquer natureza, Don é um personagem ingênuo. Isso cria várias situações cômicas, constrangedoras e as vezes, perigosas. Seu casal de amigos são as únicas pessoas que aceitam e compreendem esse jeito peculiar do protagonista. Justamente por isso, topam ajudar Don no Projeto Esposa. Vale ressaltar que Claudia e Gene possuem dois filhos e um casamento aberto.

Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.

Don divulga o questionário em vários meios e recebe centenas de respostas, mas nenhuma o satisfaz por completo. É quando Rosie entra em cena: uma estudante de psicologia, que é confundida como uma das candidatas para esposa ideal. E Rosie está longe de ser ideal: ela falha em inúmeros requisitos do formulário e mesmo assim mexe com tudo o que Don tinha como certeza em sua vida. Juntos, eles se envolvem em uma grande aventura para coletar amostras de DNA de colegas de faculdade da finada mãe de Rosie para descobrir quem é o pai biológico dela. Assim nasce o Projeto Pai e uma série de encontros e desencontros no livro até Don aprender se realmente está pronto para um relacionamento.

don tillman, editora record, graeme simsion, Grupo Editorial Record, o projeto rosie, projeto esposa, romance, rosie, the rosie project

O livro é narrado em primeira pessoa por Don e desta forma temos a chance de compreender o que está por trás de toda sua organização metódica. Em alguns flashbacks tomamos conhecimento de algumas memórias tristes e outras engraçadas, cada uma responsável por delimitar um traço diferente da personalidade do protagonista.

    Minha opinião

O projeto Rosie é um livro bem levinho e despretensioso e eu li em um dia. É um pouco difícil de se acostumar inicialmente com as peculiaridades e a rotina do Don, mas passa rápido e logo estamos entendendo a lógica por trás de cada uma das ações do personagem. Impossível não lembrar do Sheldon de The big bang theory. Lá pra metade do livro não tem como estar completamente inserida no universo de Don e prever uma ou outra atitude que ele possa tomar. Ele é com certeza o personagem que tem o maior desenvolvimento de todo o livro e foi uma mudança que deu gosto de ver!

Fiz os passos do homem correndo, ordenhando a vaca e pescando, girando Bianca para dentro dos movimentos, embora ela não se mexesse de acordo com o exigido. Na verdade ela estava completamente parada. Até que eu, por fim, tentei uma manobra de contato físico que era tradicionalmente utilizada para finalizações espetaculares, na qual o homem segura a mulher e passa dos dois lado do seu corpo, por trás das costas e entre suas pernas. Infelizmente isso requer a cooperação da parceira. […] Bianda não ofereceu tal cooperação e o efeito foi como se eu a tivesse atacado. Ao contrário de aikido, o treinamento em dança pelo visto não ensina como cair com segurança.

don tillman, editora record, graeme simsion, Grupo Editorial Record, o projeto rosie, projeto esposa, romance, rosie, the rosie project

Rosie, no início, parece ser a voz da razão e dizer tudo que estamos pensando sobre Don e suas “esquisitices”. Ela é uma personagem forte e decidida e aos poucos vai desconstruindo algumas idéias meio obsoletas que o personagem tinha. No final, fiquei um pouco chateada que o autor ofuscou um pouco ela para dar uma maior enfase na evolução de Don, mesmo ela sendo uma peça chave nisto. Foi algo que me incomodou, mas que não tira o mérito do livro e da mensagem maravilhosa que ele passa. É um livro que recomendo para todos, sem medo!

Então percebi que não havia desenvolvido aquele questionário para encontrar uma mulher que eu pudesse aceitar, mas sim para encontrar alguém capaz de me aceitar.

O projeto Rosie tem continuação, é O efeito Rose e assim como o primeiro livro, mudou de capa nessa nova edição e vai virar filme!

don tillman, editora record, graeme simsion, Grupo Editorial Record, o projeto rosie, projeto esposa, romance, rosie, the rosie project
O projeto Rosie (The Rosie project)
Graeme Simsion
Editora Record
316 páginas
Lançamento: 2013
Comprar (Amazon – R$ 19,50)
Tem no kindle unlimited!
 
 
 

AWTR ASSINATURA PARA BLOG5

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

8 Discussion to this post

  1. Clayci disse:

    Ju sou doida para ler este livro hahahaha
    Eu sempre enxergo o sheldon na descrição do personagem >.<

  2. Rackel disse:

    Já li sobre o livro, mas não me interessei a adquirir. Parabéns pela resenha. Bjos!

    • Juliane disse:

      O livro é super engraçado Rackel, talvez um dia você dê uma chance e mude de idéia!
      Obrigada pelo carinho, beijos!

  3. Luciana Campos disse:

    Me interessei por esse livro na época do lançamento e até comecei a ler uma pequena amostra que ganhei na internet e adorei o jeito Don de ser (sem quaisquer traquejos sociais), mas desde então ele nunca era prioridade de compra… Até que lançaram O Efeito Rosie (como eu me arrependi de não ter lido o primeiro antes, odiei os spoilers); e relançaram O Projeto com essa capa nova, reacendendo meu amorzinho pelo livro! Desde então tô louca pra comprar os dois, mas vou esperar a Black Friday pra ver se consigo uma promoção boa <3

    • Juliane disse:

      Oi Lu, esse livro é maravilhoso! Eu, particularmente, gosto mais da capa nova, acho que traduz melhor a história 🙂
      Vamos aguardar a black friday para comprar todos os livros!
      Beijos!

  4. Moça, pelo amor de deus, me ensina como você faz pra ler um livro em um dia! Faz séculos que eu não consigo essa proeza e to me sentindo péssima. Aliás, das resenhas que eu comentei aqui no seu blog até agora, essa foi a que mais me agradou, mas pelo fato de se tratar de um personagem com transtorno de asperger, e como estou formando em psicologia, sou meio suspeita para enredos com temas assim. Gostei muito de saber a sua opinião e quero logo ler esses dois livros.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    • Juliane disse:

      Eduarda, o livro é bem legal mesmo, ele ainda aborda outros temas importantes no assunto, já que uma das personagens é uma aluna de psicologia. Vale a pena dar uma chance!
      Vou fazer um post depois dando umas dicas de como conseguir ler mais e melhor, pode deixar!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *