Temporada de mudanças, Bella Thorne

temporada de mudanças, blla thorne, autumn falls: a novel , ficção, diário

Com cabelos vermelhos vibrantes, uma certa tendência ao desastre e a condição de aluna nova, Autumn Falls está bem longe de passar despercebida na escola. Por sorte, ela logo encontra boas amizades em Aventura High. Mas, por azar, acaba ficando no caminho de Marina Tresca, a “rainha” da escola, e se envolvendo com o doce e engraçado Sean, que – azar, de novo! – faz parte da turma dos descolados e populares. Em pouco tempo, a reputação e vida amorosa de Autumn ficam ameaçadas. Vem saber mais sobre Temporada de mudanças:

Autumn acabou de perder o pai e mudou-se para Aventura, na Flórida, junto com o restante da família, para ficar perto de sua avó, Eddy. A mudança já iria acontecer antes da morte do pai e mesmo após, Autumn, sua mãe e irmão mais novo, decidiram que seria algo que o pai gostaria que fizessem. Nova na cidade, a protagonista tem de se adaptar aos costumes e manias da escola nova, enquanto tenta passar o mais desapercebida possível.

Pense bem Autumn Falls. É uma frase informativa que me chama de desastrada e desafiada de forma sazonal. Aqui está a Autumn, outono em inglês. O que o outono faz? Faz as folhas caírem, que é a parte do falls, em inglês. Aí tem o outro problema. O verão é quente, praiano, ótimo para ficar ao ar livre e é vivo; o inverno é aconchegante, tem neve e faz a gente querer ficar dentro de casa e dormir. O outono vai e vem, sem saber bem o que quer ser. É uma estação confusa, dispersa e incerta. E é o nome dessa estação que eu tenho.

No caminho para a escola, Autumn faz um novo amigo, J.J. Austin, um garoto esperto que gosta de criar anagramas para todas as palavras que ouve. No colégio, o plano de não chamar atenção não funciona muito bem já que ela está com um galo enorme na teste, chega atrasada na primeira aula e ainda cai na frente da turma toda. Por sorte, ela recebe ajuda de um rapaz muito educado (e lindo!), Sean e o resto do dia segue normalmente. Porém, a atenção que ela recebeu do garoto a coloca em primeiro lugar na lista de inimigos de Marina Tresca, a “rainha” da escola.

temporada de mudanças, blla thorne, autumn falls: a novel , ficção, diário

Logo os ataques de Marina começam e a protagonista tenta ao máximo não se deixar abalar. Nesse meio tempo, a avó da garota lhe entrega um diário que pertenceu ao pai de Autumn e que ele gostaria que a garota tivesse. Numa tentativa de se comunicar e aproximar do pai, Autumn começa a escrever no diário. Para sua surpresa, os desejos que ela havia escrito começam, coincidentemente, a se concretizar.

Eu precisava desesperadamente de um lance. Era a única em casa sem um. Ah, claro, eu tinha a obsessão por Kyler Leeds, mas eu e a Jenna tínhamos uma regra clara: pessoas não podem ser lances. Mesmo que pudessem, seria necessário um namorado de verdade para valer, e não um astro do rock por quem eu era irremediavelmente apaixonada há dois anos.

Surpresa com o poder do diário e tentando se adaptar à escola e aos novos amigos (e inimigos), passamos a acompanhar Autumn durante suas descobertas. Narrado em primeira pessoa, vemos a protagonista crescer e falhar, enquanto tenta entender o motivo de seu pai ter lhe deixado o diário e como ele realmente funciona, além de descobrir qual era o lance dela, no que Autumn Falls era boa.

    Minha opinião

Temporada de mudanças é um livro fininho que dá pra ler em uma sentada ou um período do dia. É um livro leve, fluido e sem enrolação. Mesmo tendo o cenário característico de livro infanto-juvenil (o high school, ou ensino médio) o livro não é clichê. Não sei acho que a autora, Bella Thorne, tenha feito uso de ghost writer, mas, de qualquer forma, fiquei fã da escrita dela.

temporada de mudanças, blla thorne, autumn falls: a novel , ficção, diário

A capa é super condizente com o livro e não encontrei nenhum erro de gramática ou ortografia, além da edição e a diagramação estarem impecáveis. Em alguns momentos fiquei com a impressão que a protagonista só queria ficar com o Sean para provar que ela conseguiria, pois as vezes a impressão que dava era de que ela não estava super apaixonada por ele.

Duas conclusões: (1) O ensino médio nunca acaba; e (2) É mais agradável quando você não consegue ouvir as coisas horríveis que as pessoas dizem.

Por outro lado tenho que aplaudir (e de pé!) o fato de a autora ter incluído não só um, como dois personagens com necessidades especiais (dislexia e distúrbio de processamento auditivo) e não ter tornado isto uma barreira para o desenvolvimento dos personagens e muito menos tentado “curá-los”, como fez a autora de Silêncio. Em Temporada de mudanças, existe um grupo de ajuda para que esses alunos possam ter um aprendizado assistido conforme suas necessidades. No livro esse grupo é chamado de Programa Avançado de Desenvolvimento para Adolescentes.

“Oi, pai. Obrigada pelo lance. Eu vou tentar usá-lo para deixar você orgulhoso. Amo você.”

Algumas pontas soltas e algumas perguntas ficaram sem respostas, mas acho que foi intencional e vamos saber mais a respeito do diário e como ele funciona no segundo livro, que por sinal, já estou doida para ler! O final não foi apressado e isso, para mim, conta muito. Gostei também de a protagonista fugir do padrão de aluna cujo único diferencial é ser desajeitada. Sem mais por enquanto, Temporada de mudanças está mais do que recomendado!

temporada de mudanças, blla thorne, autumn falls: a novel , ficção, diário
 
Temporada de mudanças (Autumn falls: a novel)
Bella Thorne
Editora Fundamento
175 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Ed. Fundamento – R$ 20.66)
 
 
 
 

AWTR ASSINATURA PARA BLOG5

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

5 Discussion to this post

  1. Bella Thorne, a atriz/cantora?? Meu deus ela tem um livro?? Por onde eu andei por todo esse tempo que não fazia ideia da existencia dele? Mesmo tendo uso de cliches, acredito que eu leria sim, só pra saber como é a escrita dela. Será mesmo que fez o uso de um escritor fantasma? É de se pensar. Ainda assim, quero conhecer.
    Um abraço!

    • Juliane disse:

      Siiim, essa mesma! Ela tem um livro! Eu também não estava sabendo da existência deste livro até receber a lista de livros para solicitação da editora.
      Algumas pessoas fantasmas fazem uso de ghost writer, não sei se esse foi o caso, prefiro acreditar que não, já que não vi nenhuma indicação…
      Abraços!

    • Anice disse:

      Essa foi exatamente minha reação quando li a resenha! kkk Não sabia que ela era escritora também. E eu leria também, apesar da capa não ser muito atrativa.

  2. Luciana Campos disse:

    Não conheço a autora (que aparentemente é famosa?), e achei que o livro de cara é beeeem clichê mesmo, mas isso do caderno que acaba concretizando as coisas que a Autumn escreve eu achei interessante, me lembrou de O Livro do Amanhã, da Cecelia Ahern.

    • Juliane disse:

      Oi Luciana, tudo jóia?
      O cenário do livro é bem usado mesmo, mas esse conseguiu não cair naquela formula batida, então eu curti muito!
      Não li ‘O livro do amanhã’, vou colocar na minha lista de desejados depois!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *