Criaturas Estranhas, histórias selecionadas por Neil Gaiman

Olá, leitor! Combinando com o clima recente de Dia das Bruxas, trouxe a resenha de um livro super interessante que tem seu foco principal em monstros, criaturas fantásticas, que não existem (talvez). Criaturas Estranhas é um livro de contos selecionados pelo querido e amado Neil Gaiman. Quer saber mais sobre? Continue lendo!

A editora Rocco trouxe Criaturas Estranhas pro Brasil através do selo Fantástica. Este livro contém histórias selecionadas por Neil Gaiman, um escritor muito conhecido por suas outras obras, como Coraline, Sandman, O Oceano no Fim do Caminho, entre outras. A edição é muito bem caprichada, cheia de ilustrações e com uma diagramação maravilhosa. Vamos falar um pouco mais do conteúdo, então?

Logo, somos apresentados a este livro com uma pequena introdução escrita pelo próprio Neil. Nessa introdução ele conta um pouco sobre sua infância e sobre como ele gostava de visitar o Museu de História Natural, o Museu Geológico e o Museu de Ciências. Ele escreve um pouco sobre suas experiências nesses museus e sobre como ele sentia falta de um unicórnio e um dragão no Museu de História Natural. Ele nos conta que desde pequeno já se perguntava o motivo de algumas criaturas como os lobisomens e vampiros serem excluídos e não serem encontrados nesses museus.

“Eu gostava de animais de verdade. Mas gostava mais dos animais que existiam de uma forma mais sombria do que dos que pulavam na vida real, porque eles eram impossíveis, porque poderiam existir ou não, porque só de pensar neles o mundo já se tornava um lugar mágico.”

Processed with VSCO with f2 preset

Neil Gaiman conta que apesar de não encontrar esses monstros e criaturas na vida real e nos museus, ele sabia que sempre poderia encontrá-los nos livros, nas palavras.

Essas letras e palavras, quando colocadas na ordem certa, eram capazes de invocar toda espécie de bestas e pessoas exóticas das sombras, e de revelar as motivações e os pensamentos de insetos e gatos. Eram feitiços cujas palavras construíam mundos que me aguardavam nas páginas dos livros.

A cada início de conto, com uma ilustração que se liga com a história, Gaiman conta um pouco sobre sua experiência com a história selecionada, sobre os autores e sobre como as histórias contribuíram para sua carreira como escritor. São contos que seguem uma linha bem parecida com o estilo de escrita do Gaiman. Percebe-se isso, a similaridade das histórias, não pelo conteúdo, mas pelo caráter sombrio e estranho de todos os 16 contos.

“Onde há um monstro”, disse o sábio poeta americano Ogden Nash, “há um milagre”.

hb1 preset

Um dos contos é do Neil Gaiman, ele se chama Pássaro do Sol, e foi um dos que eu mais gostei. Criaturas Estranhas traz histórias repletas de criaturas como sereias, lobisomens, vespas, fênix, dragões e outros. São histórias interessantes, que não chegam a dar medo, algumas histórias foram bem angustiantes de ler, mas nada muito assustador.

1477936938833

Pra quem quer se aventurar por histórias boas e estranhas, é uma boa oportunidade. Eu, por exemplo, não conhecia muitos dos autores que o Neil Gaiman selecionou, mas me apaixonei pela escrita deles e fui procurar mais sobre. Além de ser um livro interessante de ter em uma coleção pela qualidade do conteúdo, não precisei ler todos os contos de uma vez só, me fez conhecer algumas criaturas que eu não sabia muito sobre. E, sim, têm algumas histórias não-tão-boas-assim, mas que dá pra relevar e não acaba com a curiosidade de saber quais são as próximas histórias.

Espero que tenham gostado da resenha e não percam a oportunidade de conhecer essas histórias super legais, peculiares e estranhas. Segue abaixo as informações adicionais do livro:

619ty4wcnnl

Criaturas Estranhas (Unnatural Creatures)
Org. por Neil Gaiman
Fantástica – Rocco
399 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Amazon – R$ 35,60)

awtr-assinatura-para-blog3

* ESTE POST PARTICIPA DA PROMOÇÃO DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE NOVEMBRO! *

Amanda Araújo

Amanda desde 1997. Estudante de Letras – Inglês. Apaixonada por músicas tristes e sebos. Escrevo sobre o que leio, leio sobre o impossível.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. camila rosa disse:

    Oie, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, parece ser bom, ainda não li nada do autor, e achei super bacana ele montar um livro com contos que ele gostou, interessante, gosto muito de criaturas, como vampiros e lobisomens, creio que irei gostar do livro.
    Beijos *-*

  2. Larissa Costa disse:

    Não tem nem o que dizer sobre esse autor maravilhoso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *