Nutrindo seus sentidos, Laura Pires

AYU, AYURVEDA, BICICLETA AMARELA, DOSHAS, KAPHA, LAURA PIRES, NUTRINDO SEUS SENTIDOS, O SABOR DA HARMONIA, PITTA, ROCCO, VATA, VEDA

Depois de apresentar os princípios básicos da Ayurveda no bestseller O sabor da harmonia, Laura Pires volta a dividir com os leitores sua experiência com esse sistema de saúde e bem-estar milenar e os convida a descobrir novos hábitos e a levar mais cor, sabor, saúde e vida às refeições. Com cerca de 200 receitas, Nutrindo seus sentidos é um verdadeiro guia para alcançar um novo patamar de saúde e consciência, bem-estar e vitalidade, tomando por base essa ciência da vida. Vem saber mais sobre Nutrindo seus sentidos:

Nutrindo seus sentidos possui um prefácio escrito por um médico, o Dr. José Ruguê Ribeiro Junior, que introduz de forma rápida e clara, todo o carinho e respeito que ele nutre pela autora do livro, Laura Pires, além de indicar o que será abordado no livro e mostrar um panorama geral da saúde das pessoas ao redor do mundo. Em seu primeiro livro, O sabor da harmonia, a autora apresenta os princípios básicos da Ayurveda. Já no novo livro, Laura cria um verdadeiro guia parra alcançar um novo patamar de saúde e consciência, bem-estar e vitalidade.

A Ayurveda é um sistema completo, milenar, originário da Índia, que tem dois objetivos principais: manter a saúde e tratar as doenças. Ayurveda não é uma medicina de ervas para substituir milagrosamente a medicina alopática. Ela não propõe, por exemplo, trocar uma cirurgia necessária por um conjunto de massagens terapêuticas. A Ayurveda é, acima de tudo, um sistema que não visa apenas a nosso corpo, cuidando também de nosso espirito e nossa mente.

AYU, AYURVEDA, BICICLETA AMARELA, DOSHAS, KAPHA, LAURA PIRES, NUTRINDO SEUS SENTIDOS, O SABOR DA HARMONIA, PITTA, ROCCO, VATA, VEDA

Entre os principais ensinamentos ayurvédicos estão: estabelecer e fortalecer a conexão entre o corpo e a natureza e utilizar da influência do dosha (vamos falar disto mais pra frente!) predominante de cada pessoa. O livro aborda conceitos com equilíbrio e como alcança-lo, o processo de adoecimento e de que maneira se dá a rotina para restabelecer a saúde. O livro conta ainda com muitas informações úteis e categorizadas de forma intuitiva, como tabelas de sabores predominantes, tabelas de alimentos por estações do ano e por fim as receitas, bem explicadas e algumas com fotografias de dar água na boca. No topo de cada receita está especificado para qual dosha ela é mais apropriada.

E o que são esses doshas? Na Ayurveda, o termo técnico para humores é dosha. Quando em desequilíbrio, os doshas são a causa no processo de adoecimento. Não é a meta da Ayurveda manter vata, pitta e kapha nos mesmos níveis. Saúde é você estar com os três doshas nos níveis originais nos quais você nasceu. Se houver qualquer divergência ou mudança no estado natural, a ponto da dominância dos doshas se alterar, considera-se que há um desequilíbrio, seja físico como uma simples gripe até um câncer. Ou pode ser também de ordem psicológica, desde ansiedade simples e agitação mental a uma depressão grave.

Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de humor e consciência. Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Fonte.

AYU, AYURVEDA, BICICLETA AMARELA, DOSHAS, KAPHA, LAURA PIRES, NUTRINDO SEUS SENTIDOS, O SABOR DA HARMONIA, PITTA, ROCCO, VATA, VEDA

    Minha opinião

Solicitei Nutrindo seus sentidos pois dei uma lida rápida no catalogo e achei que seria um livro de receitas comum. Acabei descobrindo um universo novo sobre a medicina ayurvédica, seus objetivos e benefícios. Estabeleci como meta no começo do ano que iria tentar melhorar minha qualidade de vida e reduzir o sedentarismo. Um dos meus principais desafios foi o de preparar mais minha comida e usar alimentos frescos e reduzir meu consumo de industrializados. Nesse ponto entra o livro da Laura Pires e seus ensinamentos.

AYU, AYURVEDA, BICICLETA AMARELA, DOSHAS, KAPHA, LAURA PIRES, NUTRINDO SEUS SENTIDOS, O SABOR DA HARMONIA, PITTA, ROCCO, VATA, VEDA

A escrita da autora é formal e elegante, fiquei com a sensação que ela dominava completamente todo o conteúdo que estava no livro. Não fiquei com nenhuma dúvida que não tivesse sido solucionada ao longo do livro. À luz dos ensinamentos da medicina ayurvédica, aprendi que meu dosha dominante é o kappa e consigo afirmar que a maioria das características batem. O livro é uma boa pedida para quem está em busca de aprender mais sobre o assunto ou se aventurar por um caminho em busca de maior qualidade de vida.

nutrindo-seus-sentidos
 
Nutrindo seus sentidos
Laura Pires
Bicicleta Amarela (Rocco)
216 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Amazon – R$ 20)
 
 
 
 

AWTR ASSINATURA PARA BLOG3

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE DEZEMBRO *

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

Discussion about this post

  1. Clayci disse:

    Ju, já sei o que dar de presente para minha mãe *_*
    Adorei a proposta e tenho certeza que ela vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *