Orange, Ichigo Takano

Naho Takamiya é uma garota de dezesseis anos quando recebe uma carta misteriosa escrita por ela mesma dez anos no futuro. Na carta, Naho encontra instruções e previsões de tudo o que vai acontecer dali para frente. Algumas das coisas que estão escritas na carta é que ela vai se atrasar, que um novo aluno transferido chegará e que a missão dela é salvar esse aluno, que se chama Kakeru Naruse. Porém, ela não sabe o que fazer, salvar de quê? De quem? Por que é tão importante assim salvar Kakeru?

Logo, diante das instruções contidas na carta, Naho se sente um pouco perdida, mas assim que ela e seus amigos criam uma relação de amizade com Kakeru, a personagem principal quer cada vez mais descobrir os motivos por trás das cartas. Ela começa a questionar a possibilidade de a Naho do futuro mandar cartas a fim de avisar sobre as coisas ruins que a Naho do presente pode evitar. Uma das primeiras instruções que ela recebe é a de que, não importa o que aconteça, ela não convide o Kakeru para sair depois da aula, só que um dos amigos de Naho acaba o convidando para fazer um passeio em grupo e esse é o estopim da história, logo nas primeiras páginas, porque isso acaba influenciando em tudo o que acontece depois.

Então, por conta das duas linhas do tempo, nós podemos acompanhar a vida na escola e fora da escola de Naho Takamiya, bem como a vida dela em uma vida paralela, quando ela já tem 26 anos.

Naho é uma das personagens mais fortes da trama, ela e seus amigos, Suwa, Hagita, Takako e Azusa, demonstram muito interesse em Kakeru e fazem de tudo para inclui-lo na escola e nas atividades, afinal, ele é um aluno que chega de Tóquio sem muitas amizades. A afeição, o cuidado e a amizade entre todos os personagens se fortalece com o decorrer dos capítulos e mostra que cada um deles poderia fazer qualquer coisa pelo outro e talvez seja isso que dá grande força à obra, porque o leitor se apega a todos os personagens e percebe a influência de todos eles para a segurança de Kakeru.

Orange é uma série de mangás, ao todo são cinco volumes completos, mas nesta resenha você encontra algumas das coisas que acontecem no início do volume um. Afinal, acho que não daria para eu escrever sobre todos os volumes sem dar spoiler. O que eu posso fazer é tentar falar sobre os cinco volumes de forma mais geral.

Sendo assim, Orange se tornou um dos meus mangás preferidos (e eu nem li muitos), mas o cuidado com que a autora tratou o assunto principal da obra foi genial. Eu li os cinco volumes em um dia e demorei uma semana para me recuperar, porque foi uma leitura que me emocionou ao extremo. Eu me identifiquei muito com o mangá e tive que parar de ler por duas vezes, pois não sabia como parar de chorar e eu só sentia as coisas desabando na minha cabeça e sem poder fazer nada para interferir na história. Tenso.

Todos os personagens foram muito bem aprofundados, mostrando as fraquezas, as imperfeições e os pontos fortes de todos. Eu diria, resumidamente, que Orange é um mangá que transforma o leitor, faz com que ele fique mais atento às pequenas coisas, aos sinais e faz com que ele transfira isso para sua realidade. Eu saí dessa experiência de leitura muito mais preocupada com os sinais, os sentimentos dos meus amigos e próximos, até mesmo com os meus. É um mangá que fala de sentimentos bons e ruins, de como as relações mudam o nosso modo de viver, trata de perdas e de ganhos. Orange simplesmente mostra que tudo tem uma razão, mas que se não tiver, tudo bem. O importante é persistir.

É uma leitura que eu recomendaria para todo mundo, afinal, é importante tratar dos assuntos colocados nesse mangá. Quem quer começar a ler mangás, essa também é uma boa opção, é uma história que mexe com todos os corações de formas diversas.

 

Orange

Ichigo Takano

Editora JBC

200 páginas (primeiro volume)

Lançamento: 2016

Comprar (Amazon – R$ 21,96)

 

Amanda Araújo

Amanda desde 1997. Estudante de Letras – Inglês. Apaixonada por músicas tristes e sebos. Escrevo sobre o que leio, leio sobre o impossível.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *