Farmácia literária, Ella Berthoud & Susan Elderkin

farmácia literária, the novel cure, ella berthoud, susan elderkin

Para criar Farmácia literária, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em Farmácia literária os leitores podem simplesmente procurar por sua doença, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Vem saber mais sobre Farmácia Literária:

Já ouviu falar da profissão biblioterapeuta? Ela existe e é o trabalho de Ella Berthoud & Susan Elderkin. Elas estudaram Literatura Inglesa juntas na Universidade de Cambridge e desempenham, há quase 10 anos, o serviço de biblioterapia em Londres. O trabalho consiste em indicar livros, seja pessoalmente ou por meios eletrônicos, para pessoas do mundo inteiro com o intuito de curar ou aliviar sintomas e doenças, físicas e emocionais. Desse projeto nasceu a Farmácia Literária, um guia que reúne mais de 400 indicações de livros para curar males diversos, de dor de cabeça a coração partido.

farmácia literária, the novel cure, ella berthoud, susan elderkin

A Biblioterapia permite que nos sintamos bem através dos livros. Ler romances, biografias, poemas, livros de autoajuda ou de desenvolvimento pessoal, entre outros, proporciona auxílio em momentos difíceis, ajuda a lidar com sentimentos complexos, facilita a tomada de decisões e potencia a mudança de comportamentos para melhor. A Clarice Fortkamp Caldin da UFSC escreveu um artigo sobre a função terapêutica da leitura, onde ela esclarece alguns conceitos e cita os principais objetivos da biblioterapia, vocês podem acompanhá-lo aqui.

O livro é dividido em capítulos, de A a Z, com doenças e sintomas organizados em ordem alfabética. Para cada cada uma, há uma descrição bem humorada das autoras e ao lado a indicação de um ou mais livros que podem auxiliar o leitor a enfrentar a enfermidade, de forma terapêutica. No decorrer do livro há ainda diversas listas com males e sintomas relacionados a leituras e leitores, como por exemplo, dicas para quem é viciado em comprar livros ou tem dificuldade em conseguir tempo para ler.

farmácia literária, the novel cure, ella berthoud, susan elderkin

O sentimento de ódio tem algo a ver com objeto do ódio, afinal? Será que não tem mais a ver com a determinação de encontrar um objeto no qual descarregar seu ódio? Dê um tempo em seu ódio e olhe bem atentamente para dentro de si mesmo. Se esse momento em 1984 não o fizer reconsiderar, você é um caso sério demais para o alcance brando de nossas curas. Possivelmente é um psicopata, e nós lhe recomendamos que consulte um psiquiatra.

    Minha opinião

Farmácia literária não é um livro para ler em uma sentada e nem segue uma ordem certa obrigatória de leitura. Ele é aquele livro que fica na estante e você consulta sempre que está com dúvida do que ler. Adorei a proposta das autoras e achei o livro bem divertido. Farmácia literária é um ótimo presente para um amigo leitor ou para uma pessoa hipocondríaca (haha). Fica a dica: se você ou um amigo forem o ler, tenha um bloquinho e uma caneta do lado para anotar a lista de indicações das autoras e já vá preparado para o aumento na sua lista de livros desejados!

farmácia literária, the novel cure, ella berthoud, susan elderkin

farmácia literária, the novel cure, ella berthoud, susan elderkin
 
Farmácia literária (The novel cure: A to Z of literature remedies)
Ella Berthoud & Susan Elderkin
Verus Editora(Grupo Editorial, se houver)
376 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Amazon – R$ 29,20)
 
 
 
 

AWTR ASSINATURA PARA BLOG3

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

Discussion about this post

  1. Clayci disse:

    Mas que livro maravilhoso é esse?
    Excelente para presentear *_*
    Inclusive aceito de presente Ju ahuiahuihaiuhauiha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *