Nimona, Noelle Stevenson

nimona, metamorfa, Noelle Stevenson, Lorde Ballister Coração-Negro, Coração-Negro, Ballister, Ambrosius Ouropelvis, Ouropelvis,

Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. O que ela não sabia é que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. Vem saber mais sobre a graphic novel Nimona:

Ballister Coração-Negro é o ídolo de Nimona e o vilão mais famoso do reino. Ela vem acompanhando o trabalho do Coração-Negro há muito tempo e se diz sua fã número 1. Tanto que invade seu castelo e se oferece para ser sua comparsa. Ballister fica relutante no início até descobrir que Nimona é uma metamorfa e que isso poderia ajudá-lo em seus planos malignos. Eles começam então um rápido treinamento para ver se a garota está a altura do trabalho.

nimona, metamorfa, Noelle Stevenson, Lorde Ballister Coração-Negro, Coração-Negro, Ballister, Ambrosius Ouropelvis, Ouropelvis,

Nimona é uma personagem incomum: tanto pelo seu físico quanto por suas atitudes. Ela quer por tudo trabalhar com Lorde Ballister para se tornar uma grande vilã, mas os métodos de seu mentor favorito não são aquilo que ela esperava: Coração-Negro não sai matando pessoas e destruindo casas sem que seja necessário. Ela é bem intrusiva, tem o pavio curto e é um tanto invasiva, talvez por causa da habilidade de se transformar no que quiser e com isso fazer o que lhe der na telha. O Coração-Negro também é um protagonista que foge do esteriótipo do vilão tradicional. Não sabemos de cara o que aconteceu com a Nimona para ela adquirir tais poderes e só vamos ter uma ideia lá pra frente na história.

Descobrimos que Coração-Negro e Ouropelvis foram grandes amigos no passado, quando trabalhavam juntos para o reino, treinando para serem heróis. Até que durante um combate, o qual Ballister havia vencido, seu oponente lhe aplicou um golpe mortal, que custou-lhe o braço direito. Sem serventia para a Instituição, o Lorde, além de cortar quaisquer vínculos com seu passado, ainda se empenhou em se tornar o maior vilão do reino e conseguir vingança para si.

nimona, metamorfa, Noelle Stevenson, Lorde Ballister Coração-Negro, Coração-Negro, Ballister, Ambrosius Ouropelvis, Ouropelvis,

Juntos, Nimona e Ballister planejam sequestrar o rei e ir em busca da concretização de seus planos, por mais absurdos que sejam. Dessa colaboração nasce uma amizade impensada e o Lorde Ballister passa a cuidar e ensinar Nimona como se fosse sua irmã mais nova. Eles descobrem segredos e mentiras ao longo do caminho e percebem que a linha entre o bem e o mal é mais tênue do que pode parecer.

    Minha opinião

Como mencionei em Placas tectônicas, estou com um projeto pessoal para tentar ler mais gêneros fora da minha zona de conforto e as HQs entram nessa lista. O que mais me incomoda nos quadrinhos é a ambientação feita por diálogos longos, que em sua maioria, tratam o leitor como se ele não fosse capaz de deduzir nada por si só. E nessa HQ, infelizmente, encontrei um pouco disso: senti que a protagonista se esforça muito para criar esse build-up e a imagem de uma personagem desconstruída para si. Por outro lado, senti falta de uma abordagem maior sobre o passado da Nimona: rolou uma pincelada aqui e ali, mas foi só.

nimona, metamorfa, Noelle Stevenson, Lorde Ballister Coração-Negro, Coração-Negro, Ballister, Ambrosius Ouropelvis, Ouropelvis,

Entretanto, tenho que dizer: o traço da Noelle é maravilhoso, simples e no final do livro a autora ainda mostra como foi sua evolução artistica na criação do estilo da graphic novel. Ela consegue transmitir mudanças de cenas de uma forma sutil e genial. O trabalho que ela faz com as cores é condizente com as nuances da história e dos tempos narrativos. Me encantei de verdade com o estilo da autora e esse foi meu primeiro contato com ela. Tirando as pequenas ressalvas que fiz no paragrafo anterior, gostei da história: ela é bem divertida e envolvente. A leitura é rápida e quem gosta de HQS, cenários medievais com pitadas de steampunk e vilões complexos/ incompreendidos vai adorar Nimona. Quem não gosta de nada disso também tem uma grande chance de se apaixonar pela obra cativante de Noelle.

A Laryssa também leu Nimona, dá uma olhada no que ela achou:

Conheci o trabalho da Noelle pela capa de Fangirl, da Rainbow Rowell, e fiquei muito apaixonada. Ela tem um traço muito característico e fluído, bem fora do convencional. Senti uma personalidade ali. Fiquei muito, mas muito feliz de ver que a Intrínseca iria lançar e quando coloquei minhas mãos no quadrinho, chorei de emoção (mentira, mas fiquei felizona). Eu começo vendo os personagens, eu já sabia mais ou menos sobre o que se tratava, e sou uma grande defensora dos vilões, foi prazeroso ter um pouco da perspectiva deles, e ver que os personagens como um todo, apesar de divididos entre o bem e o mal, são sempre uma mistura indistinta dos dois. Lorde Ballister, melhor pessoa, personagem bem profundo. A Nimona é maravilhosa, intensa e complexa, senti necessidade de saber mais sobre ela. Temos em uma mesma HQ ficção científica, fantasia, mistério, drama e comédia, então não preciso nem dizer que é uma ótima leitura para todos.

nimona, metamorfa, Noelle Stevenson, Lorde Ballister Coração-Negro, Coração-Negro, Ballister, Ambrosius Ouropelvis, Ouropelvis,  
Nimona (Nimona)
Noelle Stevenson
Editora Instrínseca
272 páginas
Lançamento: 2016
Comprar (Amazon – R$ 50,30 em 16/02 – capa comum)
Leia um trecho aqui.
 
 
 

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE FEVEREIRO*

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

9 Discussion to this post

  1. Larissa Costa disse:

    Eu ja tinha visto o post da Laryssa e agora vendo o seu só tenho mais certeza que seria muito difícil conseguir ler esse livro e não desistir no meio, mas também tenho que sair da minha zona de conforto. Não podemos negar que os desenhos são muito divertidos!

  2. Lara Caroline disse:

    Oi meninas, tudo bem?
    Eu me encantei por esta HQ pela capa. Quando vi a sinopse e vi que se tratava de uma história de vilões fiquei mais encantada ainda. Não tive a oportunidade de ler esta HQ, mas pretendo fazer em breve.
    Beijos

  3. Clayci disse:

    Eu vi o livro em promoção hoje na Amazon, mas só não comprei porque a fila de espera já esta grande hahaha
    Mas quero muito *_*

  4. Alison disse:

    Olá, a história da HQ é bem ousada e divertida, já percebi esse problema que foi citado na resenha e é bem chato mesmo, mas quando a trama é boa conseguimos ignorar esse fato e aproveitar. Beijos.

  5. thaynara ribeiro disse:

    Achei encantador demais!!
    Não de ler HQ ou grafic novel, mas a personagem querer ser uma vilã me ganhou. Super leria

  6. Adriana Holanda Tavares disse:

    Adorei sua resenha! Eu simplesmente amo histórias em quadrinhos, e a edição ficou tudo muito bonito, sem contar que o conteúdo me chamou muita a atenção, alem de eu amar fantasia amo esses livros de vilões e livros que nos leva a reflexão, esse parece ser um livro muito bom, eu nunca tinha ouvido falar dele, mas já quero na minha estante, esses vilões que tem que salvar o mundo achei super fantástico e tenho certeza que adorarei essa pitada de ironia haha !

  7. Oi Juliane, tudo bem?
    As histórias que envolvem vilões para mim são as melhores – já deu pra ver que é o meu fraco. Eu não tenho o hábito de ler HQ, mas estou querendo mudar isso o quanto antes, e essa pode ser uma boa dica para primeira leitura.
    Beijokas

  8. Douglas Fernandes disse:

    Eu vi algumas resenhas de Nimona e eu adorei!! eu adoro HQs e esse tipo de historia em um estilo assim como HQ consegue passar de forma bem legal a mensagem do livro, já quero muito ler !

  9. Clayci disse:

    Vim aqui agradecer o carinho *_* AMEI AMEI E AMEI
    e agora sua resenha fez todo sentido do mundo. Vi várias resenhas elogiando a obra e não sei se é porque eu tbm não tenho costume de ler HQ pensei que iria ficar satisfeita.
    Gostei da personagem, mas tbm senti falta de saber mais sobre o passado dela =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *