Os cursos da Universidade do Livro

universidade do livro, cursos, Preparação e revisão, Produção editorial, cursos ead, editoração, revisão, Laura Bacellar, Ibraíma Dafonte Tavares, editora unesp

O ano de 2016 foi um ano de muitas decisões para mim, para minha carreira e para o blog. Falarei mais sobre isso em um post futuro. Foi ano passado que decidi que queria me especializar para trazer conteúdos melhores e mais completos para o blog. Com esse objetivo em mente, procurei alguns cursos e materiais sobre os cargos centrais de uma editora, como um livro é produzido, quem participa de cada etapa e afins. E foi assim que acabei me deparando com os cursos da Universidade do Livro, da editora Unesp. Se você também estava em busca de um conteúdo assim, vem saber mais sobre minha experiência:

Custo

Os cursos que fiz foram Preparação e Revisão: o trabalho com o texto e Produção editorial. Quero começar dizendo que esse não é um post patrocinado e mesmo que fosse, minha opinião seria sincera. Os cursos não são baratos: paguei R$ 420 por cada um, para uma média de 40h. Como não achei nenhuma outra oferta de cursos com esses temas, não tenho como fazer comparação de preço ou forma de ensino. Mas achei o preço um pouco salgado.

Aulas e duração

O curso de Produção editorial teve 42h e o de Preparação e Revisão, 33h. As aulas foram gravadas em vídeo e cada semana tínhamos um vídeo principal sobre o assunto da vez com a professora que ministrava a aula. Em complemento, sempre tinha um ou dois vídeos de profissionais da área dando dicas ou dividindo alguma experiência conosco. Em alguns momentos tivemos aulas de dúvidas ao vivo por conferência de vídeo e sempre tivemos um monitor disponível para sanar nossas questões. Foi um aprendizado muito rico e eu não tenho nenhuma reclamação sobre o conteúdo ministrado.

universidade do livro, cursos, Preparação e revisão, Produção editorial, cursos ead, editoração, revisão, Laura Bacellar, Ibraíma Dafonte Tavares, editora unesp

Um das tarefas que tivemos que fazer no final do curso de Preparação e Revisão foi de revisar um texto, de acordo com um manual de regras de revisão que nos passaram durante a aula. Foi minha tarefa favorita!

Conteúdo

No curso de Produção Editorial são abordados: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.) e o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo. Já no Preparação e Revisão, vemos: o trabalho do preparador de textos e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas na preparação e na revisão de provas, a padronização e uniformização de critérios editoriais e os limites de intervenção do preparador e do revisor visando ao aprimoramento do texto.

 

Avaliação

Na plataforma de ensino a distância toda semana era adicionado novo conteúdo e também uma nova tarefa referente àquele conteúdo, mas que levava em consideração também as aulas anteriores. Geralmente não era questão múltipla escolha e a maioria precisava escrever ou corrigir alguns textos. A modalidade dos cursos que fiz foi à distância. Para preparação e revisão, trabalhamos 10 tópicos. Já para Produção editorial foram 13.

Considerações finais

No geral, fiquei muito satisfeita com os cursos e aprendi muita coisa, muita coisa mesmo. Tanto Produção Editorial como Preparação e Revisão me tornaram uma profissional mais preparada e consciente sobre os assuntos trabalhados. Se você tem interesse em fazer algum dos cursos, verifique a grade programática dele e descubra se ele aborda tudo o que gostaria de saber. Se sim, pode fazer o investimento, que ele será um diferencial na sua carreira.

Eles são claros quanto as regras: você tem acesso ao curso até um tempo após sua finalização. Depois desse prazo, se você não fez uma cópia de todo o conteúdo da plataforma, não vai conseguir fazer mais depois. Infelizmente aconteceu comigo: na correria do dia-a-dia esqueci de baixar algumas coisas. Depois tentei entrar em contato com eles, mas foram irredutíveis. Eles não estavam errados, já que avisaram antes, mas fiquei chateada de não conseguir completar meu material dos cursos.

A boa notícia é que encontrei em contato com o pessoal da Universidade do livro e consegui um desconto para vocês. Basta entrar em contato com eles através do email unil@editora.unesp.br e dizer que você tomou conhecimento dos cursos através do blog e voi là: 10% de desconto em qualquer curso do seu interesse. Deixe aí nos comentários sua opinião: você tem vontade de entrar no mercado editorial? Tem vontade de fazer algum curso relacionado? Ficou com alguma dúvida?

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

3 Discussion to this post

  1. Larissa Costa disse:

    Adorei! Acho um máximo cursos a distância por conta das tarifas do transporte público hahaha, mas também por ser tão bons quanto os presenciais! Amo livros, mas arquitetura ainda vai ser meu futuro, mas pra quem gosta e quer investir nisso para o futuro acho MUITO LEGAL! achei super interessante o blog e adoro quando falam sobre suas experiências!
    Beijos 😘

    • Juliane disse:

      Oi Lari, você sempre por aqui 🙂
      Os cursos a distância realmente têm essas vantagens, por isso são tão atraentes.
      Muito obrigada pelo feedback.
      Beijos!

  2. Isaa Tavares disse:

    Que orgulho Ju! Você sempre preocupada com a melhoria do conteúdo do blog! Esse ainda é um mundo novo pra mim, mas estou amando aprender aqui!
    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *