Caraval, Stephanie Garber

caraval, casamento, convite, desejo, donatella, dragna, donatella dragna, ilha de trisda, isla de los sueños, julian, mestre, mestre lenda, prêmio, scar, scarlett, stephanie garber, tella, trisda

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e até chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Vem saber mais sobre o lançamento da Novo Conceito:

O governador é a pessoa mais rica e respeitada de toda a Ilha Conquistada de Trisda, e embora mantenha uma aparência justa e pacifica, é um homem de duras ameaças e castigos ainda piores para os que lhe desobedecem. Isso inclui até mesmo suas filhas. As garotas foram severamente punidas na única vez que tentaram sair da ilha e desde então, nunca mais tentaram. A mãe delas fugira antes sem nenhum aviso, justificativa ou carta de despedida. E elas não tem recordação de o pai ser tão cruel antes desse evento. A avó das garotas lhe contavam histórias e boatos sobre as apresentações das outras edições do Caraval. Elas sempre ouviam muito interessadas e curiosas, mas era sempre Scarlett que ficava mais encantada.

Scar escreveu cartas para o Mestre Lenda do Caraval por sete anos, pedindo que ele e sua trupe visitassem a ilha de Trisda, no começo com a desculpa de que seria o aniversário de sua irmã e ela gostaria muito de vê-los. Ela nunca obteve resposta. Agora, ela está de casamento marcado com o Conde de uma outra ilha, por interesses políticos de seu pai. Apesar de nunca tê-lo visto, seu noivo é educado e gentil nas cartas que lhe manda e Scarlett o vê como a porta de saída de Trisda para ela e sua irmã.

– Lenda veio da família Santos, uma família de artistas – começou ela. – Eram dramaturgos e atores, e todos sofriam de uma infeliz falta de talento. A única razão pela qual faziam sucesso era por serem belos como anjos. Diziam rumores que um dos filhos, Lenda, era o mais belo de todos.

A poucos dias de seu casamento, Scar recebe uma carta, escrita a mão pelo próprio Mestre Lenda, se desculpando por não ter respondido às cartas anteriores ou ser possível ir à Ilha de Trista. Junto às cartas, ele envia três ingressos: um para Scarlett, outro para sua irmã e o terceiro, sem nominal. O evento começaria em poucos dias, na Isla de Los Sueños. Animada para compartilhar a novidade, Scar procura Tella por todos os lugares. Encontra-a na adega, nos braços de um marinheiro, Julian. Preocupada com as consequências dos atos da irmã, Scar reservadamente a conta sobre a carta de Lenda. Tella fica muito entusiasmada com a notícia e começa a fazer planos para sair da ilha. Julian, que esteve ouvindo a conversa escondido, garante que pode ajudá-las a sair de lá, caso lhe paguem com o terceiro ingresso. Antes mesmo de chegarem a uma decisão, o pai das garotas, ao chegar na adega, castiga terrivelmente a filha mais nova por ter beijado Julian mais cedo. Tal punição só aumenta em Tella o desejo de sair de Trisda. E ela arquiteta uma forma de fazer isso acontecer.

Caraval é um espetáculo, um circo interativo, um jogo e nada disso ao mesmo tempo. Uma performace cheia de ilusões e mistérios. No ano em que participam as irmãs, o evento terá duração de 5 noites e a cada noite os jogadores deverão achar uma pista que os leva a pista seguinte e finalmente ao prêmio, um desejo. Fugidos de Trisda, Tella, Scar e Julian se dirigem a Isla de los Sueños para participar da edição daquele ano do Caraval. Donatella vai na frente e os outros dois a encontrariam depois já na ilha. Para participar do jogo, Julian finge ser o noivo de Scarlett e assim consegue entrar no local do evento. Lá eles descobrem que a irmã mais nova da protagonista não é somente mais uma participante e sim uma parte do mistério que levará ao prêmio. E que a aventura que a aguarda é bem maior do que ela pensava, cheia de mistérios e ilusões. E Scarlett logo descobre que todo desejo vem com um preço.

O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá nesse mundo.

Minha opinião

Estou desejando Caraval desde que vi essa capa linda que a Novo Conceito decidiu manter (ainda bem!). Confesso que esse é um dos livros que eu li pela capa, tanto que cheguei para ler e não sabia nada sobre a história. Nesses casos a gente corre o risco de acabar se decepcionando com a história ou de não ser nada do que esperávamos. E Caraval não foi nada do que eu esperava, no bom sentido. O começo é um pouco lento e embora a ambientação não seja tão complexa, achei um pouco arrastada. Mas depois que os personagens já estavam na Isla de Los Sueños, a história fluiu bem. Por ser uma fantasia, características como a forma de marcar o tempo, divisões geográficas e castas sociais são diferentes do que estamos acostumadas, mas isso não chega a ser um empecilho para o leitor.

A personalidade e as atitudes de Scarlett no começo do livro são inconstantes e voláteis. Ela é uma pessoa que está sempre com medo e isso a paralisa. Como a narração é em terceira pessoa, sabemos porque ela é assim e o que teme perder, mas gostaria que ela tivesse um pouco mais de atitude. Com o passar do livro, a personagem evolui bastante, mas receio que ela não conseguisse isso sozinha. Caraval é uma história cheia de personagens dissimulados e mentirosos; permeada de manipulações, interesses, ilusões e mistérios; fazendo com que seja extremamente difícil confiar nos personagens. Ao me aproximar do fim do livro achei que sabia o que realmente estava acontecendo, mas estava enganada. Além disso, há uma revelação no epílogo que deixa o leitor ansioso para a continuação.

– Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás destes portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam.

Caraval é o livro de estreia de Stephanie Garber. O livro já chegou até o segundo lugar na lista de bestsellers do New York Times e a Twentieth Century Fox está negociando os direitos de adaptação do filme. Caraval foi lançado em janeiro deste ano e várias editoras pelo mundo vão publicá-lo. No Brasil, o livro chega pela Novo Conceito em junho. Fiquem ligados que traremos novidades!


 
Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 352
Lançamento: Junho/2017
Comprar (Amazon – R$ 30.99 em 24/04/2017)
 
 
 

* Este ebook foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

 
 
 

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Clayci disse:

    Ai que esse livro tá dando o que falar, né?
    Eu gostei dele sim, gostei MUITO do ambiente .. do lenda.. da Scar confesso que não gostei e espero que minha visão mude no outro livro (quando será que ele será lançado? ai ai ai ).
    Amei sua resenha e sua foto <3

    • Juliane disse:

      Será que a gente vai ganhar o kit especial Clay? Tô muito curiosa!
      Já quero a continuação!
      Obrigada pelo carinho <3
      Beijos!

  2. Larissa Costa disse:

    Que máximo! Fico surpresa por nunca ter ouvido falar nada a respeito do mesmo, já que parece ser tão interessante. Fiquei um pouco extasiada com esse mistério todo e vou ver se consigo encaixar ele na minha lista. Amei o post ❣

    • Juliane disse:

      Oi Larissa, o livro é lançamento da Novo Conceito 🙂
      Depois que tiver a oportunidade de ler, venha me contar o que achou!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *