Só os animais salvam, Ceridwen Dovey

só os animais salvam, , only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma

Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? SÓ OS ANIMAIS SALVAM é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna — narrada pela alma de um animal envolvido em mais um dos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século — e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte.

O livro é composto por 10 fábulas contadas pelas almas de animais mortos em guerras ao longo da história, como Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Cerco de Saravejo, Ataque a Pearl Harbor, Guerra Fria, entre outras. Cada um dos narradores presta uma homenagem a um narrador especifico do momento histórico, como Virginia Woolf, Tolstoy e Julian Barnes. Por exemplo, somos levados a uma viagem com um jovem mexilhão, viajamos para o espaço com uma tartaruga e lemos uma carta póstuma através de um golfinho.

só os animais salvam, only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma

O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano.
– Alma de Chimpanzé

Ceridwen coloca no começo de cada conto o ano e o local em que o animal morreu. Isso facilita o leitor a se situar quanto ao período histórico. Cada narrador teve sua vida completamente alterada e, por fim tirada, em decorrência dos conflitos. Só os animais salvam é, resumidamente, uma visão, através dos olhares dos animais dos nossos piores e mais brutais momentos. Ela apela para que o leitor encontre dentro de si empatia pelos animais e também por outras pessoas.

Não tivesse prostrado no chão junto aos bichos, teria sido impossível ver o céu e as estrelas. Talvez eu não sobrevivesse ao terror de estar de pé.
– Conto Alma de Chimpanzé

só os animais salvam, only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma

As minhas duas fábulas preferidas são as da gata e do mexilhão. Gatos tem um lugar especial no meu coração, então o conto dela foi o melhor pra mim, e ao mesmo tempo o mais triste. Alma de gata fala sobre uma gata na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial que conhece outro gato e se lembra do seu antigo dono enquanto tenta sobreviver. Alma de mexilhão conta a aventura de um mexilhão até Pearl Harbor (alô On the road!), uma releitura engraçada da obra de Jack Kerouac.

Minha opinião

Vou começar dizendo que a capa que a Darkside trouxe é a mais bonita de longe! O meu livro veio em uma sacolinha super fofa de veludo roxo (sempre mostro os recebidos no insta stories, fiquem de olho lá). Dentro tinha um gatinho de pelúcia e um colarzinho super fofo (que meu gato não aceitou usar), além do livro em si. Como sempre, a editora investiu com carinho e cuidado na edição e diagramação do livro, não achei nenhum errinho em nenhum quesito.

só os animais salvam, only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma

Amor tem cheiro de morte. Era isso o que eu pensava estando soterrada nas ruínas.
– Alma de Tartaruga

Fábulas e contos não são meus favoritos: acho difícil para um autor saber desenvolver uma história completa e personagens cativantes em poucas páginas. Em Só os animais salvam, Ceridwen soube fazer isso retratando animais que conversavam entre si, mas não com humanos. Eles contavam suas próprias histórias e memórias e cada um tinha, a sua maneira, aquela inocência que consideramos própria dos animais. Foi difícil não me emocionar com praticamente todas as histórias e a forma como os animais chegaram ao começo de cada fábula. Tenho três gatinhos que significam o mundo para mim e não consigo imaginar uma situação em que eu os abandonaria. Assim como alguns animais do livro também não conseguem.

Um pensamento cruzou minha mente: por que os humanos escolhiam enxergar tantos animais nos arranjos das estrelas? Quem juntou os primeiros pontos?
– Conto Alma de Tartaruga

A autora usa animais incomuns para narrar as histórias, como por exemplo o mexilhão ou o elefante. No final das contas, me apeguei a quase todos os personagens e a escolha da voz narrativa ficou em segundo plano. Achei de uma sensibilidade incrível colocar animais narrando seus passos em momentos históricos em que o homem parecia ter perdido toda sua humanidade. Não costumo ler livros que tenham como contexto histórico guerras, mas Só os animais salvam me conquistou de uma forma que estou considerando abrir uma exceção (ou ler mais livros narrados por animais). Fica aqui a recomendação.

só os animais salvam, only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma

Deixo ainda minha recomendação de um álbum de Of monsters and men que achei tudo a ver com o livro. As músicas são todas viciantes. Solta o play!

só os animais salvam, only the animals, ceridwen dovey, camelo, gata, chipanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho, papagaio, animal, animais, alma
Título: Só os animais salvam (Only the animals)
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: Darkside
Número de páginas: 240
Lançamento: Abril/2017
Leia a fábula Alma de gata
Comprar (Amazon – R$ 37.61 em 12/06/2017)
 
 
 
 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE JUNHO *

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

5 Discussion to this post

  1. yasnaya disse:

    Eu amei essa capa desde a primeira vez que a vi, não sabia nada a respeito.
    Quando li que eram histórias narradas por animais, torci o nariz, achei meio brega rs, por isso nem vi nenhuma resenha, masssssssssss se tratando de Darkside né… A gente não pode subestimar!

    Achei fofo pela sua resenha, achei interessante e ohhh fiquei com vontade de ler.
    Essa edição já me cativa por si só… Quando eu for comprar livros, porque só leio atualmente no kindle, com certeza ela vai estar na lista, pois se tem livro que vale a pena ser comprado são os livros da Darkside, SÃO LINDOSSS!

    • Juliane disse:

      Oi, tudo jóia?
      Essa capa é a mais bonita de todas! Estou apaixonada!
      As fábulas então <3 vou guardar pra vida!
      Que bom que te convenci a ler, depois venha me contar o que achou ein
      Beijos!

  2. Dai Castro disse:

    Eu achei muito interessante a maneira com que a autora expôs o ponto de vista de animais tão incomuns. Ainda mais estando envolvidos no contexto de inúmeras guerras. Gostei bastante da leitura, algumas histórias conseguem cortar o nosso coração, mas vale a pena encarar e ter na estante uma edição tão linda!
    Beijos! ♡

    • Juliane disse:

      Adorei o fato de ela não ter ficado no lugar comum em relação aos tipos de animais também 🙂
      A da gata partiu meu coração ;(
      A edição está maravilhosa mesmo!
      Beijos!

  3. Janaina silva disse:

    Oi, gosto muito de contos. E achei bem diferente esse livro ser narrado por animais diferentes.
    Quem dera as pessoas tivessem a ingenuidade dos animais!
    Achei também a capa uma graça. Como sempre a editora capricha em suas edições.
    Me parece um livro incrível, com histórias comoventes. 🐱🐘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *