O sorriso da hiena, Gustavo Ávila

Um misterioso crime acontece e assusta todos, não por ser só mais um crime, mas pela crueldade de quem o cometeu e seus motivos obscuros. O sorriso da hiena é um thriller psicológico, escrito por um autor brasileiro, que teve seus direitos de adaptação comprados pela Globo. Venha conhecer mais sobre essa história!

O que motiva alguém a cometer algo tão ruim, tão mau e violento contra outra pessoa? O que está por trás do mal? Quem comete um crime pode ser bom, ter uma vida normal? E por fim, o que será de quem sofre um crime horrendo? O que será de nós?

É com esse gosto metálico que somos introduzidos nessa história. Logo no prólogo, temos contato com as primeiras cenas de um crime que irá se repetir durante toda a trama. Começa sempre assim, um crime isolado.

Duas vítimas, dois pais. Uma criança, um filho. Os pais são colocados diante do filho único. Duas cadeiras perante uma. O filho assiste tudo aterrorizado. Ele tem apenas oito anos, provavelmente vivia tranquilamente com pais amorosos, dignos. Mas o olhar da sua mãe não confirma isso. O que está acontecendo, afinal? O pai é derrubado e tenta reagir. O criminoso então se aproxima com um alicate em uma mão e uma faca em outra. Ele diz as seguintes palavras: Ninguém gosta de linguarudos. E então o pai tem sua língua cortada e depois a mãe leva um tiro na cabeça. E a criança? É poupada pelo assassino.

“O que acontece de maneira maior nada mais é do que o que acontece de maneira menor repetidas vezes.”

David, o criminoso dessa trama, testemunhou o assassinato dos seus pais quando tinha apenas 8 anos de idade. Hoje, 24 anos depois, ele repete esse crime com outras crianças, mas com qual objetivo?

Em outra perspectiva, temos William, um psicólogo infantil que ajuda crianças a se recuperarem de traumas. Quando o primeiro crime acontece, a polícia o chama para ajudar para que a primeira vítima fale, visto que ela viu os pais serem mortos e permaneceu em estado de choque. William é bem sucedido em sua carreira, tem uma namorada que também é psicóloga, e ele tem até uma obra publicada dentro da comunidade científica. Mal ele sabia que um dia ele seria abordado, por meio de um e-mail, pelo próprio criminoso e responsável pelos assassinatos. David propõe ao psicólogo o acompanhamento daquelas crianças, as vítimas maiores dos crimes, durante dez anos. Sem que ninguém, além dos dois, saibam disso.

O problema das pessoas é que elas só constroem muros do lado de fora. O mal consegue atravessar o concreto.

David quer repetir o crime para saber até onde a bondade humana vai, ele quer saber a influência de um crime no desenvolvimento das pessoas. Será que William vai aceitar essa proposta? Será que a polícia e Artur, um investigador super inteligente, conseguirão descobrir quem é o criminoso por trás de todos esses assassinatos brutais?

Ambos estamos atrás dos motivos que consomem a nossa sociedade. Ambos estamos insatisfeitos com o futuro que imaginamos.

Minha opinião

Eu já estava de olho em O Sorriso da Hiena há um bom tempo, desde que o autor publicou independentemente o livro, mas nunca tive a oportunidade de comprá-lo. Então eu recebi a notícia de que o livro fez tanto sucesso entre os leitores que iria ser publicado pela Verus! Ficar mais animada impossível. Eu acompanhei as resenhas do livro e cada vez mais ficava com aquela vontade de querer conhecer a história e tirar minhas próprias conclusões. E eu posso resumir que elas não poderiam ser melhores.

O clima desse livro é muito bom, tem aquele começo devagar e já te traz umas cenas horríveis do assassinato, então já começa impressionante. Os jogos psicológicos fazem o leitor descobrir os motivos, o passado do criminoso em pequenas doses. O livro não é de terror, mas teve uma hora que eu fiquei me tremendo, não sabia o que ia acontecer com os personagens com os quais tive um carinho maior. Em outros capítulos eu desabei de chorar, posso dizer que o Gustavo conseguiu construir uma história com várias faces: a aterrorizadora, a calma, a emocionante (como o capítulo 16, que quebrou meu coraçãozinho em pedaços pequeninos), enfim.

A gente não lida apenas com uma história terrível de gente morrendo, não. Nós acompanhamos os personagens lidando com o próprio passado, com o arrependimento, com a vaidade e a vontade de fazer mais. Nos faz questionar se o bem pelo mundo, que talvez todos nós tanto aspiramos, é mesmo possível, visto que o maior problema está dentro de nós, o que nós deixamos ou não tomar conta de nós. O Sorriso da Hiena é um livro que te arranca uns suspiros de alívio ou medo no decorrer das páginas, mas acho que prioritariamente é um livro pra te fazer refletir se você pode mesmo fazer aquilo que te impulsiona por apenas benefícios pessoais, te faz pensar em o quanto nós somos pequenos e que não somos tão diferentes de quem mata, de quem rouba, de quem se esconde. Afinal, todos nós temos os nossos lados ruins e perversos.

Como se fosse possível se livrar do mal dentro de nós botando tudo para fora feito uma comida podre. Certas coisas nunca saem de você. Certas coisas nunca se consertam.

No mais, é um nacional que você não pode deixar de ler! Vai ter adaptação e estou muito ansiosa pra ver como vai ficar, como vai ser ver meus personagens queridos na tela.

Uma coisa importante: o Gustavo Ávila é bem ativo nas redes sociais e um dia desses eu vi que ele fez uma playlist especial para o livro, sim!!! Imagina ler o livro com essa playlist maravilhosa. Eu não poderia deixar de citá-la, as músicas têm muito a ver com a trama. Curioso que eu encontrei uma música que pensei bastante se encaixar no livro todo: Mad World de Gary Jules.

 
Título: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Número de páginas: 266
Lançamento: 2017

Comprar (Amazon – R$ 25,40)

 

 

 

 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE JULHO *

Amanda Araújo

Amanda desde 1997. Estudante de Letras – Inglês. Apaixonada por músicas tristes e sebos. Escrevo sobre o que leio, leio sobre o impossível.

Related Posts

26 Discussion to this post

  1. Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois vejo falarem suuuuper bem dele. Adorei sua resenha e a minha curiosidade só aumentou 😉
    Beijos

  2. Janaina silva disse:

    Olá,não conhecia ainda O Sorriso da Hiena,e fiquei bem impressionada com a trama.
    Gosto bastante de livros do gênero. E de ficar imaginando os motivos que levam alguém a cometer tantas atrocidades.
    O personagem David, ,muito antes de assistir o assassinato de seus pais,passou por situações terríveis… Já estou aqui tirando minhas conclusões. 😊
    Ah,fiquei curiosa com o que acontece no capítulo 16. 🤔😉

  3. Morgana Brunner disse:

    Oiii Amanda tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, fiquei apaixonada mesmo, gosto de livros com terror psicológico e sei que esse não deve escapar de mim, ótima resenha e quero ler e descobrir quem estava a cometer crimes tão cruéis.
    Abraços

  4. Marcio Silva disse:

    Falam tanto desse livro que não vejo a hora de ler.
    Meu gosto literário surge do nada e leio sempre o que acho interessante.
    Confesso que julgo pela capa e isso não posso fazer nada. :/

    Ótima resenha! Parabéns.
    Atenciosamente

  5. Oii, tudo bem?
    Já conhecia a obra mas ainda não li. Só vejo comentários positivos a respeito e estou bastante curiosa! A capa é linda e adorei que o autor fez uma playlist no Spotify, com certeza irei ouvir.
    Beijos!

  6. Marcia disse:

    Olá!
    A história muito me interessou e vou dar uma buscada pra ver se consigo ler em e-book.
    Obrigada por compartilhar a dica!
    Bjs

  7. Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Não conhecia o conteúdo tratado na obra, mas ja vi as capas por ai e confesso que algo me chamava atenção.
    Lendo sua resenha tive a impressão que esse livro é espetacular. Sem dúvidas vai pra minha lista de leitura.
    Beijos!

  8. Lucy disse:

    Oi, Amanda!
    Eu cheguei na metade da sua resenha e já fui procurar esse livro na Amazon. kkkkk
    Adorei a ideia de thriller psicológico e esse parece ser daquelas leituras obrigatórias para fãs do gênero. Espero gostar tanto quanto você gostou.
    Bjos

  9. Dai Castro disse:

    O sorriso da hiena é minha leitura atual !! Mas ainda estou bem no comecinho para tirar conclusões haha!
    Eu também fiquei super animada em ver que a verus iria lançar o livro e não pensei duas vezes em solicitá-lo na parceria!
    Adorei as fotos, deu pra transmitir o clima do livro!
    Beijos! ♡
    Colorindo Nuvens

  10. Isadora Gazote disse:

    Pense em alguém que também quer muito ler esse livro! São tantos elogios, comentários e indicações que estou doida pra lê-lo principalmente por ser de um gênero que amo! Adorei sua resenha e foto! Já fiquei doida pra saber o que acontece no cap 16!

  11. Angélica disse:

    Oi, tudo bem?
    Tenho visto o livro por aí, mas confesso que não sabia do que se tratava e lendo sua resenha percebi que deve ser uma leitura incrível, já gosto bastante da capa dele!!
    Bjs

  12. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, acho que a leitura deva ser intensa e chocante. Gostei de conferir a sua opinião com a leitura e espero ler essa orba em breve.

  13. Mari disse:

    Ouvi maravilhas sobre esse livro, mas atualmente estou fugindo de thrillers psicológicos. Acho que não é a leitura ideal para mim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  14. Lilian Farias disse:

    Sempre tive curiosidade com esse livro, a capa é linda e o título peculiar. Não sabia que os direitos de adaptação foram comprados pela Globo. Verei a adaptação, mas primeiro, quero ler o livro, fiquei bastante empolgada.

  15. Olá tudo bem? Li a obra e fiquei impressionada coma escrita e criatividade do autor que foi além de um crime e nos mostrou do que a mente humana é capaz, como foi intenso ler este livro, adorei sua resenha e fotos, parabéns pelo trabalho realizado aqui! beijos!

  16. gente, que livro é este!!!! Já quero para ontem!!!! Que judiação com a criança, nem sei se isso é mesmo poupar alguém. Uma pena ele está fazendo isso depois de adulto. Um livro que já entrou para os meus desejados.
    Bjs, Rose.

  17. Kamila Villarreal disse:

    Olá!

    Nossa, que livro é esse? Tensão do começo ao fim! Não o conhecia, mas quero para ontem! Muito bacana ver que a Verus está investindo cada vez mais na literatura nacional!

  18. Nina Spim disse:

    Oi, tudo bem?

    Tenho visto esse livro por aí, que ótimo saber que o autor é novo e independente (e que, yay, conseguiu uma baita editora ótima!). O livro já havia me chamado atenção por causa do título, mas não sabia nada sobre a história. Sua resenha ficou ótima, porque me fez adorar o livro (por mais que eu não seja muito fã de livros com assassinatos e tal). Adorei, especialmente, o primeiro quote, sensacional!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

  19. Tais Burigo disse:

    Oi tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro por aí e não sabia que ele era nacional, nunca tinha lido nada sobre ele mas adorei a premissa parece ser bem instigante e até mesmo emocionante, mesmo não sendo meu gênero literário irei fazer essa leitura.

  20. Carolina Gama disse:

    Já li algumas resenhas desse livro e achei bem interessante. Ainda não li, nem comprei. Mas tenho vontade, então vai pro Skoob, com certeza. Beijos e sucesso!

  21. Ana Caroline disse:

    Olá, tudo bem? Uma das tramas que mais venho vendo vários comentários bons, mas que tenho medo do gênero escolhido. Sei que seria um livro que me faria perder o sono, não no bom sentido, por isso tenho medo de arriscar. Acho a premissa fantástica e a história para o enredo também, então quem sabe um dia?! Sua resenha está maravilhosa!
    Beijos

  22. Laura disse:

    Olá apesar de não ler muito o gênero fiquei bem curiosa até pq vejo muitos comentários positivos vou dar uma chance tomara que não me decpiione

  23. Sou louca nesse livro desde o hype dele no ano passado, to ansiosa pro meu chegar e tua resenha piorou isso kkk a louca kk,aah adorei a playlist

  24. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de tramas psicológicas. Esse é um dos assuntos que me fascina. Sabe, eu acho que todos temos o bem e o mal dentro de nós. A questão é: qual irá prevalecer? Quem você irá deixar vencer? Se esse psicólogo aceitar a proposta dele, em minha opinião, pode ser considerado até pior do que ele, pelo motivo que o levou a isso. Vou pesquisar apenas para ver se o liro é pesado na descrição das cenas, pois sou muito sensível. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

  25. Valéria disse:

    olá…
    nossa, que horror esse personagens presenciou, nossa…
    ouvi falar da adaptação e fiquei curiosa com o enredo do livro, gosto de histórias do gênero…

    Mad World na versão de Jules é <3
    espero ter a chance de ler…
    bjs…

  26. Thayenne disse:

    Olá,

    Faz tempo que quero ler esse livro, tem uma premissa incrível, espero ter a oportunidade de fazer a leitura logo. Acho essa capa muito bonita, os tons de laranja e verde combinam super.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *