Uma saga na Toscana, Belinda Alexandra

Rosa é uma órfã que foi deixada em um convento por um homem misterioso com uma chave em meio aos seus panos, a única pista sobre sua origem. Somos transportados a 1914, inicio da 1ª Guerra Mundial e Rosa cresce isolada do mundo junto às freiras. Depois de quinze anos, ela precisa sair do isolamento e começar uma vida. Fluente em três idiomas e excelente musicista é contratada como preceptora (professora) de Clementina, filha do marquês de Scarfiotti, uma família da aristocracia de Florença. Depois da guerra vem a paz, e na Itália existe Mussolini governando durante a paz e a próxima guerra.

É um romance épico destinado a abalar nossas estruturas e quebrar com todas nossas ideias de romances previsíveis. Um livro extenso, mas é impossível de se cansar o lendo, a vontade de saber o que vai acontecer com Rosa vence o sono (sim, virei duas noites lendo alucinadamente). Eu, que já havia lido romances e biografias que envolviam a guerra com histórias do lado britânico, russo, dos alemães judeus e agora com a versão italiana do grande genocídio que foi esse evento da carnificina humana mundial.

Para quem se interessa por História é um livro incrível, pois a pesquisa, diga-se de passagem, muito bem feita deixa o romance com um ar de verdade tão grande me peguei pesquisando sobre lugares e pessoas enquanto lia Alexandra. E para minha surpresa maior ainda, a autora é australiana e nunca viveu em Florença e muito menos na Itália. A única coisa que quebra com a verossimilhança do livro são as coincidências que cercam e destinam a vida de Rosa e ainda, que é muito importante de falar, os momentos sobrenaturais que atravessam o romance.

Pensou em todas as mulheres que haviam amado grandes homens: Joséphine e Napoleão, Anita Ribeiro e Garibaldi; Madame du Barry e Luis XV. Ficou imaginando se, assim como ela, essas mulheres também tinham sentido momentos de extrema alegria e outros de medo profundo.

Rosa tem “poderes especiais”. Onde as pessoas veem sapatos, roupas, bifes, ou seja, produtos a serem consumidos, a protagonista, por sua vez, vê a origem. Como assim? Ela vê os animais alguns momentos antes de sua morte e, ao longo do texto, se percebe que funciona com móveis, pessoas e até lugares.

Rosa se encolheu, porém resistiu ao impulso de afastar a manta de cima do corpo. O toque da pele de animal já sem vida lhe causava repulsa. Rosa enxergava a origem das coisas, enquanto os outros viam apenas o objeto.”

    Minha opinião

Guerra, reviravoltas, casos de amor, visões sobrenaturais, bruxas e muitos momentos que deixam qualquer queixo no chão, sem falar ainda da verossimilhança com a história da II Grande Guerra. Sim, Rosa nasce no inicio da I Guerra Mundial, cresce no intervalo de paz, mas que para ela é um inferno e quando estoura a II Guerra Mundial acontecem mais giros incríveis e descrições que conseguem ser ao mesmo tempo lindas e assombrosas, prepararem as caixinhas de lenço.

Eu falei que ainda tem casos de amor e mistério? Pois é, tem! Rosa se envolve com um homem misterioso, seu passado que também é misterioso volta a cada momento para atormenta-la. E ainda, Rosa precisa enfrentar seus problemas pessoais, as intrigas, mentiras, os amores e ódios que nascem em seu coração. Como não posso dar nenhum spoiler encerro por aqui, mas vai por mim, você precisa ler.

Porque você deu à luz um bebê italiano e não o deixou num lar de enjeitados, onde as taxas de mortalidade são altas. Mussolini quer mais crianças saudáveis. Ele quer um exercito maior.


Título: Uma saga na Toscana (Tuscan Rose)
Autora: Belinda Alexandra
Editora: Fundamento
Número de páginas: 468
Lançamento: 2014
Comprar (Amazon – R$ 52,80)

 
 
 
 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE AGOSTO *

Jordana Barbosa

Jornalista que odeia jornais. Troco amores por torresmo. Meu nome significa água que corre e é perto da água que encontro paz.

Related Posts

28 Discussion to this post

  1. Janaina silva disse:

    Olá, assim que comecei a ler a sua resenha,fiquei interessada nessa junção entre um período de guerra e romance.
    Mas assim que fui prosseguindo,fiquei mais fascinada!
    Além de tudo há pitadas de magia e mistério! !!!!
    Adoro!!!!

    Gostei muito de conhecer essa história. Foi realmente uma surpresa para mim. 😉

    É um livro que tanto pelo que falou,quanto pela foto é extenso, mas que acho que vale à leitura.

    Bjs.

  2. Tais Burigo disse:

    Oi tudo bem?
    Nunca havia ouvido falar nessa obra, mesmo não gostando de livros que envolvem guerra gostei bastante da premissa e vou anotar a dica.

    Beijos

  3. Paloma disse:

    Oie, tudo bem? Achei a capa muito bonita, mas não é o tipo de livro que costumo ler, não consigo gostar de livros assim 🙁 Esse parece ser bem interessante e fiquei curiosa depois de sua resenha, pode ser que eu tente ler ele, quem sabe eu goste ♥

    Beijos.

  4. Oi, linda!!!
    Adorei a capa desse livro , mas desta vez passo a dica.

    bjs

  5. Olá
    Adoro livros com fundo das grandes guerras, fiquei meio com medo desse ‘poder’ da protagonista, sei lá se não for em usado pode ficar meio piegas. Essa parte da verosimilhança pode ser um pouco problemático também mas mesmo assim acho que vale a pena ler.

  6. Fábrica dos convites disse:

    Estava querendo muito uma resenha deste livro para que eu pudesse saber melhor sobre o enredo dele, visto que estou interessada. Esta versão do lado italiano da guerra eu também não li nada parecido, o que por si só já é um belo atrativo.
    Bjs Rose

  7. Lis Silva disse:

    Olá!
    Não conhecia a obra nem a autora, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa para ler! Obrigada pela dica!
    beijos

  8. Olá!
    Adoro romances épicos que misturam a guerra e os tempos difíceis para o amor. Fiquei encantada com a sua resenha e suas fotos ficaram maravilhosas!
    Já anotei essa dica!
    Beijos

    Camila de Moraes

  9. Olá!

    Achei a premissa bem interessante. Não conhecia nada da autora, mas me parece pela sua resenha uma história muito bem escrita e isso chama a minha atenção. Vou tentar ler assim que tiver uma folga na lista de leitura.

    Beijos e Sucesso!!

  10. Lilian Farias disse:

    Oi. eu não gostei da capa do livro, achei feia, se não fosse por sua resenha, como não curto ler sinopses, passaria direto pela obra e poderia perder uma ótima leitura. Simplesmente amei.

  11. Mia disse:

    Pela capa, pensei que fosse mais um desses romanções já tão clichês. Mas me surpreendi com a tua resenha, achei demais o enredo e já quero ler! Adoro livros que se passam num período histórico. ♥

    ;*

  12. Olá, tudo bem?
    Não gosto de livros que envolvam guerras e não conhecia a obra, rs.
    Adorei sua resenha, beijos!

  13. Porre de Leitura e Livros disse:

    Olá! tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei com o coração palpitando de vontade de ler ele, parece ser maravilhoso,, sou louca por romance, você me ganhou na hora que disse que trata-se de um romance épico.
    Beijos, Joyce de Freitas.

  14. Nilda (@garagembluecult) disse:

    Eu jurava que se tratava de mais um romance clichê, mas por tudo que você pontou, parece ser mesmo uma obra incrível. Gosto muito de livros que trazem contexto histórico bem trabalhado. Melhor ainda com o belo romance.

    Beijos

  15. Gabriela disse:

    Heeeey!
    Não conhecia este livro e depois de ler sua opinião me despertou interesse.
    Cenário de guerra, romance épico me atraem muito, só não gostei dos momentos sobrenaturais rs ..
    De qualquer forma vou colocar na minha lista, obrigado pela dica.

    Beijos e até a próxima.

  16. Isadora Gazote disse:

    Que fotos lindas! Parabéns. Eu não conhecia esse livro mas a premissa da história me cativou. Eu amo livros com fundos históricos e certeza que amarei esse! Dica super anotada! Parabéns pela resenha.

  17. Oi Jordana.

    Amei sua resenha e já adicionei o livro na minha lista de desejados. Além de ter uma capa maravilhosa, saber que a protagonista consegue vê os animais alguns momentos antes de sua morte no lugar do objeto deixou a história bastante interessante. Ainda não li nada parecido com isso. Estou super empolgada com a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

  18. Thais disse:

    Adorei a piada de Roma de com mistério e á cereja do bolo foi esse toque de misturar história. Me deu uma louca vontade de ler . bjus

  19. Adorei a sua resenha e conhecer esse livro. Adoro livros que se passam em situações históricas, a gente sempre aprende mais.
    E romances são sempre especiais. Gostei muito da dica. Quero muito ler esse livro!!!

  20. Déborah disse:

    Jordana, eu não conhecia o livro e não sou muito de ler livros que tem haver com histórias reais,
    Mas sua resenha me deixou bem interessada na leitura, ainda mais por apresentar partes sobrenaturais, que eu amo.
    Vou anotar a dica com certeza.

  21. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas gostei bastante da sua opinião sobre ela, irei procurar saber mais sobre a obra para quem sabe no futuro realizar a leitura dela, ela tem um toque de fantasia que despertou meu interesse, com certeza irei lê-la!

    Bjss

  22. Pamela disse:

    Olá Jordana, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, tampouco a autora, mas gostei de saber que ele está situado durante a Segunda Grande Guerra Mundial, temática que me encanta muitíssimo e sempre que consigo leio algo do gênero. Vou deixar a dica anotada, pois mesmo se tratando de um romance (ao pé da letra, rs), eu fiquei realmente interessada.

    Beijos

  23. Luana Alves disse:

    oii! Achei a resenha bem explicativa e muito bem escrita. A diagramação tá maravilhosa, não? Amei as fotos. Mas, ainda assim, não me despertou o desejo de conhecer Rosa melhor. Quem sabe mais pra frente.
    Bjs

  24. isabela ottoni marcelino disse:

    adorei porque mistura duas coisas que amo: itália e romance. toda essa mistura de guerra e amores, passados e segredos me lembrou muito meu livro favorito, Julieta de Anne Fortier. O preço tá meio salgado mas vou dar uma chance, é com certeza meu tipo de livro. Tô sentindo que vou amar!!!

  25. Ana Caroline disse:

    Olá, tudo bem? Ah que amorzinho esse livro, Já estou aqui querendo ele. Adoro romances épicos, e com certeza, esse será uma boa dica. Adorei e com certeza irei comprar. Ótima resenha e fotos <3
    Beijos

  26. Quel disse:

    Olá, adorei sua resenha, parabéns!
    Eu não conhecia a obra e fiquei curiosa para conferir mais a respeito.

    Abraços

  27. Valéria disse:

    legal o livro possuir uma boa ambientação e contexto histórico, mas ainda assim nao me senti tentada a fazer a leitura… não sou adepta dos romances… pra quem gosta dessa mistura de elementos num romance, com certeza vai se agradar do enredo…
    bjs ^^

  28. Lara Caroline disse:

    Olá Jordana, tudo bem?
    Apesar de não ter curtido muito esta capa, eu gostei muito da premissa, e olha que nem gosto de romance. O que mais me chamou atenção foi o cenário onde a estória se passa, eu adoro livros com cenários de guerra.
    Gostei de saber que o livro foge do clichê, quero ler algum dia.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *