Geekerela, Ashley Poston

Cinderella, Geekerella, Geekerela, Ella, Darien, Strarfield, Romance

Pegue um punhado de contos de fadas, um bocado da cultura sci-fi e uma pitada de ambiente contemporâneo, misture tudo em um pote de criatividade e coloque no forno aquecido por um romance adolescente bonitinho. Sirva junto a um pouco de comédia e teremos Geekerela, uma forma divertida de ter Cinderella a nossa frente.

Danielle Wittimer é uma garota nerd e órfã, criada por sua madrastra Catherine. Sua função na casa é bem clara, ela é procurada para que ela faça os trabalhos domésticos em suas mais variadas formas ou para ser depreciada em detrimento das filhas da madrastra, as gêmeas Cal e Chloe, aspirantes a famosas por conta dos tutoriais de maquiagem que fazer na internet. Elle, como é conhecida, vive em agonia, sonhando com o dia em que poderá ir embora levando Franco debaixo do braço. Franco é, no caso, um cachorro tão injustiçado e mal tratado quanto ela e os dois se dariam muito bem numa vida independente.

Quando não está na escola — finalmente, último ano! — Elle trabalho no “A Abóbora Mágica“, um foodtruck de comida vegana, junto a Hera, o que ela tem de mais próximo de uma amiga. Além disso, ela é dona do blog Artilharia Rebelde destinado a sua seriado sci-fi favorita Starfield, a sua maior conexão com os pais falecidos e seriado que está prestes a ser arruinado em uma adaptação para o cinema estrelando Darien Freeman, o galã das adolescente.

Darien Freeman é um jovem ator, seu papel de maior destaque até então foi no seriado adolescente Seaside Cove, mas quando foi convidado para ser, Carmindor, o príncipe da Federação, não havia dúvidas. Mesmo que toda a comunidade duvide de sua capacidade, ele está ali porque ama e acredita, porque Carmindor — um personagem de destaque e negro — o ensinou a perseverar e a importância do que representa. Ainda que muitos não acreditem nele, Starfield é o grande motivo de ele estar onde chegou e não é tão fácil quanto parece. Ele aguenta seu pai no papel de empresário autoritário, a mãe mais ausente do que tudo, uma dieta louca junto a pesados exercícios para ficar em forma, mas quando tentam macular algo preciso para ele, as coisas se complicam.

Sinto saudade de alguns aspectos, mas não do lugar em si. A realidade nunca é tão boa quanto a nossa lembrança.

A ExcelsiCon é um evento anual de Starfield, Darien ama a convenção de verdade, desde quando ainda podia ir sem ser assediado por toda a sua fama, e agora esperam que ele estrague essas lembranças de forma mesquinha. Em uma tentativa de se livrar daquilo, de ir obrigada pelos motivos errados, ele tenta ligar para os organizadores e acaba em contato com Elle, seu pai foi um dos idealizadores do evento e Elle herdou seu telefone antigo. A partir de uma troca engraçadinha e equivocada de mensagens, os dois passam a compartilhar as dores — muitas, muitas dores — e delícias de ser jovem num mundo como esse.

    Minha opinião

Cinderella é um dos filmes da Disney que mais gosto, eu canto a música dos ratinhos como se não houvesse amanhã, e trazer isso para um ambiente fácil de se identificar, é muito legal. A Elle é uma personagem bem sofrida por uma tortura psicológica dentro da própria casa, em vários momentos Catherine parece irreal, parece realmente só uma vilã, mas comecei a refletir sobre quantas crianças e jovens realmente passam por abusos de poder dessa forma.

É interessante também ver um outro lado da vida dos atores que tanto amamos. Aquilo tudo que vemos na TV, as notícias e fotos de uma vida glamourosa, ou os deslizes que chegam em um nível bem maior do que uma pessoa sem fã teria passam uma ideia enganosa, como se tudo fosse um personagem ao nosso dispor, quando há ali uma pessoa. Darien é um jovem, e o peso do que todos vão pensar é grande, mas quando o mundo todo olha para ele é difícil carregar.

O livro parece mais bobinho do que é, mas Cinderella é um conto cheio de abuso, cheio de sofrimento, ainda que a personagem carregue esperança para conseguir chegar ao próximo dia. Geekerela tem isso também, tem Elle que é bem humorada e divertida superando a duras penas as situações difíceis que a vida lhe trouxe, tem Hera que age como uma fada-madrinha, ajudando Elle em sua missão e Darien, o príncipe que é mais do que aparenta ser. Chloe e Cal são as irmãs más, mas como na animação, uma delas traz alguma bondade dentro de si, um pequeno brotinho lá no fundo esperando florecer. E Catherine, a madrastra, superficial vivendo de aparências, que carrega amargor dentro de si.

Ashley Poston vai te levar a ver o conto com outros olhos, a suspirar por Darien e torcer o quanto puder por Elle, a rir do humor gostoso dos personagens e a acreditar em tudo o que Starfield, descrito com tanta riqueza, nos ensina em cada um de seus episódios. Vale ainda ressaltar, que assim como o seriado do livro, aqui também temos um personagem de destaque negro, e personagens LGBT. UHUL

Cinderella, Geekerella, Geekerela, Ella, Darien, Strarfield, Romance

Título: Geekerela (Geekerella)
Autor: Ashley Poston
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 384
Lançamento: 2017
Comprar (Amazon – R$ 27,90)

 
 
 
 

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Clayci disse:

    Eu ganhei este livro e não vejo a hora de lê-lo.
    Sinto que vou me divertir e pelo jeito me apaixonar pelas referências hahaha <3

  2. Janaina silva disse:

    Olá,ao mesmo tempo que o livro nos remete a história da Cinderela,também nos faz pensar na vida real de muitos jovens que são maltratados e humilhados exatamente como a personagem Ella.
    E que também possuem amigos que parecem ” fadas madrinhas”,para aliviar os momentos mais difíceis.

    Achei interessante também que o baile da velha história da Disney ,se tornou nesse livro (talvez), o evento famoso ExcelsiCon.

    Bem,a capa está uma graça!
    E achei o enredo leve e agradável !

    Quem sabe eu ainda leia? 🙂
    Espero que sim!

    • Laryssa Tavares disse:

      Oi Janaina,

      pensei também nessa questão dos jovens, fiquei triste de pensar no quanto aquilo é real. Achei o livro uma boa pedida, viu?

      Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *