Todas as garotas desaparecidas, Megan Miranda

Faz dez anos que Nicolette Farrell deixou Cooley Ridge, sua cidadezinha natal, depois que sua melhor amiga, Corinne, desapareceu sem deixar rastros. De volta para resolver assuntos pendentes, Nic logo se vê imersa em um drama chocante que faz o caso de Corinne ser reaberto e remexe em antigas feridas.

Todas as garotas desaparecidas é um suspense contado em cronologia reversa, ou seja, de trás pra frente. Um pouco arriscado, não acha? Mas a estratégia funcionou e deu um quê a mais para a história. A primeira parte, Voltando para casa, mostra o retorno da protagonista à sua cidade natal, de onde ela saiu há mais de 10 anos. Nic está com 28 anos, se tornou assistente social e mora na Filadélfia com seu noivo, Everett. Ela aparenta estar com a vida bem resolvida, mas revisitar o passado pode revelar segredos há muito tempo esquecidos.

Os acontecimentos do livro se dão em 15 dias, narrados por Nic, em primeira pessoa. Ela saiu de Cooley Ridge há muito tempo quando sua melhor amiga Corinne desapareceu da cidade sem deixar rastros. O caso comoveu toda a cidade e as pessoas mais próximas ficaram particularmente abaladas. Como nunca foi solucionado, o caso foi arquivado. As relações entre o grupo de amigos de Corinne nunca mais foram a mesma e atualmente, algumas das pessoas até demonstram desprezo umas pelas outras. Ao mesmo tempo que estarão sempre ligadas pelo fantasma da garota não podem se desligar por algo de tamanha magnitude tê-los conectado.

Você muda. Mas o passado, ele está lá. A única coisa em movimento é você.

Nic retornou a sua cidade natal depois que seu irmão entrou em contato com ela: o pai deles precisa de cuidados médicos e devido às circunstâncias a única alternativa é vender a casa onde cresceram. Ele está começando a apresentar sinais de demência e apesar de ter sido um pai relapso durante o crescimento dos filhos Nic volta para ajudar. Aliada à demência, o pai também apresenta perda de memória e outros problemas. Ele não gosta da ideia de vender a casa pois tem apego às memórias construídas lá.

Eu precisava me concentrar, entender esta casa e ir embora. Antes que o passado começasse a se esgueirar pelas paredes, sussurrando por entre as vigas. Antes que saísse lentamente daquela caixa, voltando tudo até o começo.

Já em Cooley Ridge, Nic reencontra seu antigo namorado da época, Tyler, que para sua surpresa está namorando a garota que costumava ser sua vizinha, Annelise. Essa moça, no passado, foi o álibi dos principais envolvidos no caso do desaparecimento de Corinne. A situação começa a piorar quando Annelise também desaparece, poucos dias depois da chegada de Nic e com esse novo desaparecimento são trazidos a tona antigos segredos e mistérios da cidade.

Todos tinham duas caras, e ela olhou profundamente em cada um de nós até encontrá-las.

Minha opinião

Escolhi começar essa leitura sem saber muito a respeito do livro, mas a capa e a sinopse me deram uma vibe de Em águas sombrias da Paula Hawkins, ou seja, essa obra tinha grande potencial para ser um dos meus tipos de leitura favorito! A história é um pouco confusa inicialmente pois é contada de trás pra frente e confesso que fiquei bem cética sobre como essa modalidade de narrativa poderia funcionar para um suspense, mas devo admitir que fui positivamente surpreendida. Logo peguei o ritmo e passei a entender melhor a proposta da autora.

Nada se mantém neste lugar.

Poucos personagens são apresentados durante a trama, porém eles são muito bem construídos, assim como a relação entre cada um deles. A história de Todas as garotas desaparecidas é cheia de detalhes e camadas, o que a torna mais verossímil. A leitura é rápida pois o livro é envolvente e pequeno. Megan Miranda trouxe uma obra para mostrar até onde as pessoas são capazes de ir para protegerem aqueles que amam. Está mais do que recomendado!


 
Título: Todas as garotas desaparecidas (All the missing girls)
Autor: Megan Miranda
Editora: Verus Editora (Grupo Editorial Record)
Número de páginas: 294
Lançamento: 2017
Comprar (Amazon – R$ 25,90)
 
 
 
 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE NOVEMBRO *

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

4 Discussion to this post

  1. Janaina silva disse:

    Livros de suspense são com toda certeza meu gênero favorito. Sou curiosa,e quando começo a ler uma história parecida com essa,leio freneticamente. 🙂
    Já estou aqui ansiosa por descobrir o que aconteceu com essas meninas desaparecidas.
    E será que a Nicolette tem algum envolvimento com tudo isso? 🤔
    A detetive aqui já está tentando descobrir.

    Adorei a dica!
    E espero ler muito em breve.

  2. Lili Aragão disse:

    OI Juliane, primeira resenha que leio desse livro e apesar de não ser um gênero que leio com frequência fiquei curiosa pra saber como funciona a narrativa de trás pra frente e gostei de saber que essa novidade funcionou contigo. A capa é bonita e o suspense parece ser bem interessante. Boa dica de leitura e surgindo a oportunidade vou querer ler o livro com certeza 😉

  3. Clayci disse:

    Esse livrinho está na minha lista de Bf esse ano hauhauhauha
    <3

  4. Juliane!
    Gosto do desafio de poder encontrar uma inovação na leitura e com certeza o livro ser escrito de tráz para frente, é bem diferente.
    Fiquei curiosidade em tentar desvendar os mistérios das mortes e saber quem é o assassino, e que bom as personagens nos prenderem como deveria ser, facilitando a leitura….
    Desejo um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *