Escolhas, Felipe Cagno, Gustavo Borges e Cris Peter

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

Há algum tempo atrás contei sobre o catarse e minhas experiências até então. A perspectiva de que você possa tirar uma ideia do papel com a ajuda de outras pessoas é algo que realmente me deixa feliz. É muito legal ser parte de um grupo que ajuda pessoas que admiro a realizar trabalhos nas diversas áreas, e assim, também temos contato com outros artistas ou projetos que também nos conquistam.

Meu costume é, sempre que posso, ajudar quadrinhos a sairem das ideias e alcançarem os leitores. Eu me apeguei a esse foco porque é algo que tenho muito interesse, e infelizmente eu não consigo ajudar todos que queria. O legal é que às vezes, as editoras enxergam aquela obra por ver que há interesse de público nela, e é sempre bom quando nossos artistas podem levar suas obras para outras casas, não é? É sempre bom dar o reconhecimento e retorno financeiro que eles merecem, afinal.

Então, é muito simples: existem inúmeras plataformas de apoio, e dentro dessas inúmeras plataformas existem muitos projetos esperando a sua ajuda! É uma via de mão dupla, você ajuda com o que pode, e eles te dão um agradecimento que vai desde um “muito obrigado, você é massa!” até obras originais. Tudo respeitando o artista e o apoiador. Seja um apoiador também! Procure artistas que te interessem, acompanhem o trabalho deles e ajudem da forma que puderem, os boletos estão aí para serem pagos e não tá fácil pra ninguém.

Mas tá, depois dessa introdução sobre toda a ideia de financiamento coletivo, quero mostrar um pouco do que recebi do projeto Escolhas finalizado no final de 2016. O roteiro é por Felipe Cagno, a arte é do Gustavo Borges e as cores da Cris Peter. O engraçado é que cheguei a Cris porque acompanho as MSP Graphcs, e ela é a colorista do Astronauta, por conta dela conheci o Gustavo, com o projeto Pétalas, e foi assim que cheguei ao Felipe. E isso é algo enriquecedor, como um artista em parceria com outro te leva a conhecer mais pessoas talentosas para seguir e se inspirar.

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

A recompensa da campanha pelo Catarse

    História

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

João Humberto é um garoto cheio de sonhos, é um garoto que tem o coração puro e bom, com planos de se tornar um super-herói, como o Lobo Cinzento, e salvar o mundo a sua volta. Desde sempre João tem um senso apurado contra o mal, defendendo os fracos e oprimidos — ainda que ele mesmo seja um deles — e não se deixando abater pelas feridas — muitas vezes físicas — que a vida lhe dá. Mesmo que isso pareça impossível, ouvindo de todos que ele, João, vive no mundo dos sonhos, o garoto não desiste. Durante seu crescimento, busca formas de alcançar o que almeja, encontrando apoio onde não espera, e decepções onde o acalento parece certo.

    Minha opinião

Todos nós, quando crianças, tínhamos sonhos que os adultos julgavam fantasiosos demais para o mundo real. Quando somos tão novos, não vemos tantas barreiras, não temos tantos medos — até mesmo porque temos muitos menos responsabilidades nas costas — podemos ousar mais, em suma. Escolhas fala sobre essa criança, que tinha um objetivo de vida descreditado, mas que persevera, que luta acima de tudo pelo que quer. Nós nos traímos muito, com muita frequência abandonamos o que é importante para nós porque parece pouco prático. Escolhas tem um pequeno poder, bem ali no cantinho da sua alma, acordar aquele sonho que você pode ter deixado para trás.

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

Capa Variante, por Rayner Alencar. Making Of, falando um pouquinho da concepção da história

A história fala com todos, acho difícil não se identificar com o João Humberto, com o que ele vive e ouve. O desenho, o traço conduz a história junto com as cores de uma forma que tudo casa direitinho. A edição toda é impecável, e ao final você tem um pouco da concepção da história e uma galeria de artistas convidados (o que é sempre legal para conhecer mais gente fera radical).

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

Galeria de artistas convidados: Matias Streb e Rebeca Prado

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

História por Rogério Coelho. Também autor de Louco, pela Graphic MSP

    Campanhas que você pode ajudar

Alho-poró por Bianca Pinheiro | Candy Machine por Dharilya | Nina & Tomas – Vol 1 por Julia Bax | Légume por Michel Ramalho | Lacrimosa por Catharina Baltar | O Verão da Lena – O Livro por Luciano Freitas

Escolhas, Sonhos, Lutar, Quadrinhos, Catarse, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Cris Peter

 

Título: Escolhas
Autor: Felipe Cagno, Gustavo Borges e Cris Peter
Editora: Geektopia
Número de páginas: 96
Lançamento: 2017
Comprar (Amazon – R$ 35,40)

 
 
 
 

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE NOVEMBRO *

Related Posts

Discussion about this post

  1. Laryssa!
    Importante esse projeto Catarde para ajudar os autores a colocarem seus livros para serem lançados.
    Já participei de um também em 2016 e gostei.
    Ver um livro de quadrinhos com histórias que mostram a profundidade dos sentimentos do protagonista e que faz com que nos identifiquemos com ele, é maravilhoso e de forma bem lúdica, através das ilustrações bem feitas, gostei!
    Desejo um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *