Enraizados, Naomi Novik

Agnieszka cresceu em um vale tranquilo e hoje tem 17 anos. A garota tem uma amiga chamada Kasia, ela é conhecida por suas qualidades. As duas meninas vivem bem, mas rodeadas pela Floresta corrompida, que representa um verdadeiro perigo e mistério para quem vive na vila. Além disso, todas as garotas que habitam o lugar sabem que representam um alvo para o Dragão, que em troca de proteção, escolhe a cada dez anos uma menina como servente. Todos sabem que, a partir do momento que a garota se vai, ela nunca mais volta.

No entanto, o que deixa Agnieszka assustada não é o perigo de ser escolhida, pois ela sente que o Dragão não iria querer alguém como ela, mas o que a deixa aterrorizada é a possibilidade de perder sua melhor amiga. Kasia é uma garota repleta de virtudes, ela é bonita, inteligente, gentil e corajosa. A aura de Kasia revela toda a sua graciosidade, é por isso que Agnieszka e o resto da vila inteira sabem quem o Dragão escolherá.

A personalidade e os modos de Agnieszka são completamente opostos dos de Kasia e esse é um dos maiores motivos da personagem ter plena certeza de que não será escolhida.

“O Dragão não as devora de verdade; só parece que o faz. Ele leva uma menina para a sua torre, e dez anos depois a solta, mas aí ela já é uma pessoa diferente.”

Só que até aí tudo bem, o Dragão pode escolher Kasia e libertá-la depois de 10 anos, daí ela volta para casa, certo? Não. O fato é que a garota escolhida vira realmente uma cortesã. As roupas que ela passa a vestir são mais elegantes, aprende a falar de modo refinado e, quando finalmente é liberta, a garota recebe uma bolsa cheia de prata e não passa mais de um mês com a família. Os boatos que surgem é de que a escolhida passa tanto tempo com o Dragão e com nenhuma outra pessoa, que ela sai destruída a ponto de não querer casar com ninguém e de até se esquecer de como é viver na vila. Porém, ninguém sabe o que realmente acontece com quem é designada pelo Dragão durantes os dez anos.

“Não fazia muito sentido para mim. Todos tínhamos medo da Floresta. Mas nosso vale era um lar. Como era possível deixar seu lar?”

Então, obviamente, todos que conhecem Kasia (principalmente, a mãe dela) ficam tensos com o dia da escolha se aproximando e uma dessas pessoas é Agnieszka, além de ser uma das candidatas, ela tem medo de perder sua amiga. Entretanto, todos estão se enganando, pois o Dragão não olhará para Kasia. Na verdade, quem realmente está em jogo é Agnieszka.

“Na verdade, meus pais não teriam temido por mim mesmo que Kasia não existisse. Aos dezessete, eu ainda era uma potrinha magrela com pés grandes e cabelo castanho-sujo emaranhado…”

Minha opinião

Quando as primeiras opiniões de pessoas que acompanho do booktube estrangeiro saíram acerca de Enraizados (Uprooted), logo fiquei muito ansiosa para ler. Só que não esperava que chegasse no Brasil tão rápido, assim que tive a oportunidade de ler, eu o fiz com certa avidez. Eu esperava me deleitar com uma fantasia maravilhosa. No entanto, não foi bem isso que aconteceu.

Primeiro, ao lembrar dos pontos positivos, eu posso citar a relação que a Agnieszka tem consigo mesma e das interações dela com o Dragão. Isso porque, como falei mais acima, ela é o oposto de Kasia e, talvez por esperar tão pouco de si, ela acabou descobrindo mais sobre seu interior durante a história. Acompanhar a relação dela com o Dragão (que não é um dragão de verdade, mas sim um homem de carne e osso), o mistério e o simbolismo em cima da Floresta corrompida foi interessante, e com certeza deixou a leitura mais atraente. A edição preparada pela Rocco também é super caprichada, a diagramação e o espaçamento deixaram minha leitura muito mais confortável. E o mais importante: Enraizados é um livro único, vocês sabem o quanto é difícil encontrar fantasias em livros únicos? Pois é.

Dando luz aos pontos negativos, não achei que a Naomi Novik construiu muito bem o mundo mágico do livro. Senti falta do envolvimento de outros personagens, o que deixou a leitura menos realista para mim. Por vezes, eu não conseguia visualizar certas cenas acontecendo, então tive que ler e reler algumas páginas. Ainda assim, o embate não foi grande e eu consegui mergulhar na história facilmente depois disso.

Para finalizar, eu não poderia deixar de falar que a autora conseguiu, apesar de tudo, construir uma personagem feminina forte, afinal, a Agnieszka fugiu dos esteriótipos da vila e não se importava muito com o que as pessoas pensariam diante de suas ações, muitas vezes ela conseguiu se sobressair através de sua personalidade em partes da história. Naomi Novik bebeu da fonte dos mitos e lendas eslavos para criar uma fantasia jovem admirável, conquistando muitos leitores novos e outros curiosos que a acompanham por sua série mais famosa, Temeraire.


 
Título: Enraizados (Uprooted)
Autor: Naomi Novik
Editora: Rocco (selo Fantástica Rocco)
Número de páginas: 384
Lançamento: 2017
Comprar (Amazon – R$ 31, 41 em 20/12/2017)

 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE DEZEMBRO *

Amanda Araújo

Amanda desde 1997. Estudante de Letras - Inglês. Apaixonada por músicas tristes e sebos. Escrevo sobre o que leio, leio sobre o impossível.

Related Posts

2 Discussion to this post

  1. Clayci disse:

    Eu já estava curiosa para saber sobre esse dragão e tentando buscar sentido, mas ai vi que é um homem hahahaha.. Eu curto o genero e nem conhecia esse livro. Daria uma chance para a leitura sim, justamente para conhecer essa personagem principal. <3

  2. Elidiane Lima disse:

    Oi, Amanda!
    Bom saber que Enraizados é um livro único pois no momento estou sem tempo de ler séries… Gostei da personalidade da Agnieszka, curto personagens que não se importava com o que os outros pensariam diante de suas ações, e pelos seus comentários acredito que irei gostar de ler Enraizados.
    Valeu pela dica, já anotei na minha lista de leitura. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *