Um de nós está mentindo, Karen M. McManus

um de nós está mentindo, one of us is lying, cooper, nate, simon, addy, bronwyn, ensino médio, falando nisso, aplicativo, alergia, VIB, very importante book, galera record

Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto.

Um de nós está mentindo e Felicidade para humanos chegaram na caixinha VIB (Very Important Book) do Grupo Editorial Record. Você pode saber mais sobre essa iniciativa aqui. Logo separei o primeiro livro pra mim, estou vendo ele há algum tempo nas mídias sociais e já estava de olho. Fiquei extremamente feliz em recebê-lo. A caixa veio ainda com um quebra-cabeça com a capa do livro e um fone de ouvido de brinde referente ao livro Felicidade para humanos. Fiz um unboxing lá no insta do blog, não deixe de seguir. Me avisem se quiserem um post somente sobre o VIB e mais detalhes das caixas.

um de nós está mentindo, one of us is lying, cooper, nate, simon, addy, bronwyn, ensino médio, falando nisso, aplicativo, alergia, VIB, very importante book, galera record

Bronwyn vai para detenção pois estava com celular na aula do Sr. Avery. O que não é possível, já que o celular da garota está com ela e desconhece o aparelho que foi apreendido. Cooper também esta na detenção. E Nate. Addy. E Simon! Todos foram enviados à detenção pelo mesmo motivo e todos alegam não conhecer os celulares que foram confiscados. Juntos, formam um grupo peculiar, a começar por Simon; ele é o criador do aplicativo Falando Nisso, um guia virtual com todas as fofocas e segredos mais pesados de todos do Colégio Bayview. Todos temem aparecer no app, pois, no fundo, sabem que tudo o que ele publica lá é verdade.

Bronwyn é uma garota rica, uma aluna aplicada, com notas excelentes e grandes perspectivas de entrar em uma ótima faculdade. Nate é o típico aluno problemático com envolvimento com tráfico de drogas, porém, até segunda ordem, ele está em liberdade condicional. Já Cooper é o atleta do grupo: suas habilidades no baisebol estão muito próximas de lhe garantir uma bolsa em uma universidade de prestígio. Além disso, ele namora Kelly, um amor de pessoa. Por último, Addy, a perfeição em forma de garota. Ela possui as melhores amigas e o melhor namorado, Jake, do qual ela não se imagina vivendo longe. Nenhum deles são grandes amigos atualmente.

Jake, porém, geralmente defendia Simon quando nossos amigos o criticavam por causa do Falando Nisso: “Não é como se ele estivesse mentindo”, observada Jake. “Parem de fazer coisas na encolha e ninguém vai ter problemas.”

Todos seguem a detenção sem maiores imprevistos, até que Simon, com sede, decide pegar um copo plástico e beber água da torneira da sala de detenção. Mas ele não chega a terminar de beber tudo e desaba com sintomas de um choque anafilático. A maioria dos presentes na sala se movem para ajudar o rapaz, seja procurando suas canetas de adrenalina, ligando para uma ambulância ou tomando outras providências. As canetas não são encontradas, nem mesmo na enfermaria e a ambulância chega tarde demais: Simon está morto.

um de nós está mentindo, one of us is lying, cooper, nate, simon, addy, bronwyn, ensino médio, falando nisso, aplicativo, alergia, VIB, very importante book, galera record

Na tarde de ontem, um dos colegas de vocês, Simon Kelleher, sofreu uma grave reação alérgica. A assistência médica foi chamada de imediato e chegou com rapidez, mas, infelizmente, tarde demais para ajudar Simon.

Após a tragédia, o copo em que Simon bebeu água é levado para análise e descobre-se que havia traços de óleo de amendoim nele, o que certamente desencadeou a reação alérgica. As coisas começam a piorar quando as circunstâncias da morte do rapaz são investigadas e a polícia encontra no rascunho das postagens do Falando Nisso, uma que comprometeria os presentes na sala de detenção na ocasião da morte de Simon. Cooper, Addy, Nate e Bronwyn passam a ser os principais suspeitos na morte do criador do aplicativo polêmico.

Minha opinião

Inicialmente, fiquei com medo de os personagens estereotipados se manterem rasos durante todo o livro, porém eles foram tomando profundidade e se tornando mais complexos. Então posso dizer com propriedade: cuidado com as primeiras impressões! Um de nós está mentindo mal foi anunciado e já tinha pulado para minha lista de desejados. Quando a Galera Record nos enviou uma prova para leitura antecipada eu passei ele na frente das outras leituras mesmo! O livro é uma mistura de Gossip girl, Pretty little liars, Riverdale e 13 reasons why e esses tipos de leituras me intrigam muito (os seriados também!). Então quando comecei a ler já sabia que ficaria fisgada em algum nível e isso foi confirmado.

um de nós está mentindo, one of us is lying, cooper, nate, simon, addy, bronwyn, ensino médio, falando nisso, aplicativo, alergia, VIB, very importante book, galera record

Nunca li nenhuma obra da Karen M. McManus mas fiquei encantada com sua escrita; capítulos curtos com diferentes narradores em primeira pessoa. E ela sobe conduzir bem a história. Evitei ao máximo dar muitas informações para não influenciar a leitura de vocês. Antes do final do livro já sabemos o que aconteceu e o motivo, e apesar de ter sido previsível eu gostei muito de Um de nós está mentindo. Se eu puder dar um conselho seria: quando for ler, atente-se mais para o desenvolvimento dos personagens do que a necessidade de encontrar um culpado. Comecei o ano com uma excelente leitura, que atendeu bem minhas expectativas. O que vocês recomendam que eu leia a seguir?


 
Título: Um de nós está mentindo (One of us is lying)
Autor: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Número de páginas: 384
Lançamento: 2018
Comprar (R$ 42,90)
 
 
 
 

* Este livro foi enviado pela editora do mesmo. A política do blog é de sempre fazer resenhas sinceras, independentemente de como o livro chegou até nós. A opinião relatada aqui veio da experiência literária da autora do post e não sofreu nenhuma influência que não tenha sido explicitada na resenha.

* ESTA RESENHA PARTICIPA DO TOP COMENTARISTA DO MÊS DE FEVEREIRO *

Juliane Oliveira

Gosto de distopias memoráveis e contemporâneos que não sejam desnecessariamente tristes. Não sou muito fã de dias chuvosos ou frios. Apaixonada por séries, livros, filmes e pets no geral.

Related Posts

12 Discussion to this post

  1. Adriana Holanda Tavares disse:

    Eu fiquei morrendo de medo de você acabar dizendo que o livro era chato tedioso e que não vale a pena mas pelo contrário porque eu estava tão afim de ler esse livro e vendo que você gostou muito dele eu acho que eu vou continuar com a minha ideia dele eu vi que um blog tinha postado sobre o lançamento dele no exterior e que a editora galera Record tinha comprado os direitos para lançamento no Brasil o que me deixou muito animada porque essa sinopse me atraiu de uma forma inexplicável

    • Juliane disse:

      Siiim! O livro está longe de ser tedioso!
      Acho que você vai gostar muito Adriana 🙂
      Depois me conta o que achar!
      Beijos!

  2. Juliane!
    Sou aficcionada por livros policiais.
    Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
    E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
    Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
    Rudy

    • Juliane disse:

      É muito louco quando paramos pra pensar que um dos adolescentes pode ter matado outro, né?
      O que, de tão ruim, o outro poderia ter contra ele, para querê-lo morto?
      Se ler o livro, me conte o que achou 🙂
      Beijos!

  3. flaviacoral disse:

    também nunca li nenhuma obra da autora mas após ler tantosss comentários positivos sobre esse livro, ele se tornou o número 1 de livros que preciso ler urgente, espero não me decepcionar.

  4. Ana Carolina Venceslau dos Santos disse:

    Eu fiquei muito interessada em ler esse livro desde que ele foi lançado no exterior na época não era publicada no Brasil mas a sinopse além de me pegar de jeito e lembrou muito um pouco o filme The Breakfast Club e apesar de ainda não ter ido nenhuma obra dela Apesar de eu já ter ouvido falar muito bem dela eu quero muito ler esse livro e eu espero que a leitura não decepcione

  5. Catherine Torres disse:

    A capa já me chamou a atenção de cara! Gosto de livros com mistério e o fato dele ser inspirado em séries de tv que adoro só me faz ter mais vontade de ler, pena que o desfecho tenha sido previsível, pelo menos o desenrolar e os personagens são satisfatórios.

  6. Samantha Correa disse:

    Nossa todas as minhas séries preferidas em um livro? Meu Deus tenho que pegar uma folga para ler pois tenho certeza de que quando começar não vou conseguir parar.
    Gostei do fato de ter vários narradores pois mostra a mesma cena em diferentes pontos.

    • Juliane disse:

      Gosto muito desse tipo de série também haha
      Apesar dos dramas adolescentes!
      Acho que você vai gostar da leitura, depois volte aqui pra me contar o que achou 🙂
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *