Inauto-ajuda, bem estar e saúde, parceiros

Você já pensou em mudar?

Existem alguns estados do Brasil que são praticamente desconhecidos. Quase nunca ouvimos falar deles e todo lugar tem seu encanto e atrativos. Quer apostar? O que você já ouviu falar de Santa Catarina além das praias de Florianópolis e de Balneário Camboriú? Talvez você se lembre de alguma notícia bem específica ou algum conhecido que decidiu largar tudo e ir morar em Balneário Camboriú. Eu conheço!


Vocês sabiam que Cruz e Souza, poeta precursor do simbolismo no Brasil nasceu no estado de Santa Catarina? Leonardo Boff, escritor e expoente da teologia da libertação também é deste estado. Além disso tem vários escritores catarinenses produzindo romances, poemas, crônicas, dá uma conferida nessa lista.

Em Santa Catarina, tem festival de cerveja, praias paradisíacas, praia de nudismo, o parque do Beto Carrero, livrarias, cafés. Um lugar incrível para visitar, mas também pra morar, buscar novas experiências, pra mudar de vida. Já se imaginou morando na praia, andando na areia no final do dia? Montar um pequeno café em Balneário Camboriú, uma livraria com área verde ou com vista pro mar ou então abrir um bistrô com qualquer tipo de comida diferentona? Só precisa de coragem pra sair da zona de conforto e se lançar no mundo. Investir em qualidade de vida, escolher uma casinha com a Imobiliária Balneário Camboriú.

Sabia que existe exemplos na literatura desse tipo de “loucura”? O livro Barba ensopada de sangue, do escritor Daniel Galera é exatamente essa história. O personagem, que não tem o nome revelado, saí de sua cidade e vai morar em um pequeno balneário em Santa Catarina depois que o pai morre. Ele se afunda em um isolamento geográfico e psicológico em busca de pistas sobre a morte do avô, que aconteceu décadas atrás. O livro foi publicado pela editora Companhia das Letras e é um romance dotado de ricas metáforas e diversas reviravoltas.

O personagem apesar de tentar viver em isolamento estabelece relações com os moradores da região, coisa comum que acontece com todos que iniciam uma outra vida em uma nova cidade. Alguns lugares ajudam muito na adaptação por ser um lugar agradável, com pessoas diversas, praias bonitas como em Balneário Camboriú.

Pra finalizar, gostaria de dizer que ler Barba ensopada de sangue é caminhar por Santa Catarina: se você conhece o estado então você irá reconhecer todos os lugares descritos. É quase um sentir o vento salgado, é quase ouvir as ondas do mar. Descrição é uma ferramenta poderosa pra aprisionar nossos corações e pensamento e Daniel Galera faz isso muito bem. Então, corre lá, lê o livro, aguce sua curiosidade, vá passear por Santa Catarina, mergulhar no mar de Balneário Camboriú e, quem sabe, por que não? Se arriscar a ter uma nova vida?

* Esse post é uma publicidade.

4

You may also like

4 Comments

  • Patrini Viero Ferreira

    Não conheço Santa Catarina ainda, mas moro no Rio Grande do Sul, então não é complicado mudar isso rs
    Gostei muito de toda a postagem e adorei o título literário que tu citou. Ainda não tive contato com o livro ou com a escrita do autor, mas o enredo parece ser bem interessante, além de ter um cenário muito bonito por trás.

    29/11/2018 at 14:22 Reply
  • Vitória Pantielly

    Olá Jordana,
    Ah, eu já ouvi falar sim do lugar, mas não conheço ninguém que mora, ou “fugiu” para morar lá, confesso que é meu sonho de consumo esse lugar…
    Sempre falo para meu namorado que quando casar quero um lugar tranquilo, onde possamos passear sempre, ter filhos… Olha, fiquei até animada depois do post. Amei!!!
    Beijos

    29/11/2018 at 16:58 Reply
  • Ana Carolina Venceslau dos Santos

    Acho que todo muno já passou por isso. Querer conhecer um lugar que só ouviu alguns detalhes sobre ele. Moro no nordeste então nunca tive a oportunidade e conhecer santa catarina. Mas seria bem interessante a experiencia de recomeçar em outro hemisfério do pais.

    29/11/2018 at 21:08 Reply
  • Evandro

    É verdade! Tem muitos lugares do Brasil que não conhecemos em detalhes. Tenho vontade de visitar Santa Catarina por todos esses pontos conhecidos que você citou. O livro ainda não conhecia, mas fiquei muito curioso. Dica anotada.

    29/11/2018 at 21:39 Reply
  • Leave a Reply